quarta-feira, 23 de novembro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2011


1° DOMINGO DO ADVENTO

Leituras: 1ª Leitura - Isaias Is 63,16b-17.19b;64,2b-7; Salmo - Is 79 2ac.3b.15-16.18-19(R.4);
2ª Leitura - ICor 1,3-9; Evangelho - Mc 13,33-37

Com a celebração deste domingo, tem início na liturgia da Igreja um novo Ano Litúrgico. A dinâmica do que se chama tempo litúrgico, tem por objetivo facilitar as comunidades que se reúnem pra celebrar o mistério da Vida de Jesus, começar sempre e de novo tendo em vista o Reino de Deus que se constrói e se espera.
Pode-se afirmar que as celebrações fazem acontecer a Esperança, ou em outras palavras a vida vai se fazendo de “Esperança em Esperança!”.
Neste sentido é o profeta Isaias quem faz perceber que mesmo não sendo fiel e merecedora da misericórdia e da confiança de Deus a comunidade dos seus escolhidos puderam experimentar tudo o que Ele é capaz de fazer. No texto escolhido diz: “Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam. Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos”. Na sequência o profeta relata todas as fraquezas dos seus conterrâneos, e concluí afirmando: “Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos”.
Já São Paulo elogia os Coríntios dizendo: Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento”.
Não poderia ser diferente, é claro que se a comunidade quer reconhecer Deus, seus sinais e sua presença precisa ter atitudes. No Evangelho Jesus reitera, dizendo: “Cuidado, fiquem Vigiando”. Ou seja, percebam que Deus está no meio de Vocês.
E de fato também hoje os cristãos tem certeza que Deus age, acolhe, é presença, reacende a esperança. Embora os tempos sejam difíceis, as exigências sejam muitas, mas é importante não se descuidar de algumas coias importantes. Entre elas Rezar e praticar o bem, agir com justiça e com honestidade.
Eis o convite do advento, eis o espírito a celebração de hoje que ganha ajuda da oração de todos e se fortalece com a Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário