sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

HOMILIA PARA A NOITE DO NATAL 2011



NATAL DO SENHOR – MISSA DA NOITE

Leitura: Isaias 9, 1-6; Salmo 95 (96), 1-2ª.2b-3.11-12.13 (R/. Lucas 2,11;
Tito 2,11-14; Lucas 2,1-14.

Uma das coisas bonitas que se cultiva nas famílias e na sociedade em geral é capacidade de gastar o seu tempo em rodas de conversa. Contando causos e anedotas. E neste particular algumas pessoas tem facilidade para narrar fatos, que muitas vezes se distanciam anos do momento presente, entretanto, a maneira como são contados tem uma atualidade impressionante que parecem ter acontecido no dia ontem. E nestes casos a narrativa deixa de ser histórica para fazer parte do cotidiano e da vida dos interlocutores.
É esta maneira que poder ser lida e compreendida a liturgia da palavra na celebração desta noite do natal: “Hoje, nasceu o salvador do mundo!”. Proclamar e acreditar nesta verdade é muito mais do que comemorar o aniversário de Jesus.  Compreender que Ele se fez humano e experimentar o que o Apóstolo Tito escreveu na segunda leitura: “A graça de Deus se manifestou trazendo a salvação para todos”.
De fato a narrativa do profeta Isaias faz recordar um tempo de muita dor e sofrimento e indica que a chegada do Messias põe fim a tudo isso. As palavras do profeta são fortes e firmes: “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz. Deus nos mandou um menino”.
Tal profecia se concretiza e Lucas conta com uma riqueza de detalhes que nenhum outro evangelho faz. Lucas situa o tempo, o lugar e as condições. O texto é exaustivo no uso do presente: “Hoje mesmo” escreve Lucas, “Nasceu o Salvador de Vocês”.
Com uma tão extraordinária noticia não poderia haver maior alegria do que reconhecer que Deus verdadeiramente ama aqueles que foram criados à sua Imagem e semelhança, em decorrência disso uma multidão se junta à voz dos anjos, como a Igreja também faz hoje:
“Glória a Deus nas alturas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário