quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

HOMILIA PARA O DIA 19 DE FEVEREIRO DE 2012


7® DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras: Isaias 43,18-19.21-22.24b-25; Salmo 40,2-3.4-5.13-14 (R. 5b);
 2Coríntios 1,18-22; Marcos 2,1-12

O ser humano é em sua natureza curioso. Basta ouvir falar, ou enxergar qualquer coisa que lhe pareça diferente do cotidiano e imediatamente se formam verdadeiros amontoados com o intuito de inteirar-se, de conhecer melhor ou mesmo de saciar a curiosidade. Nos dias atuais são muitas as situações que aguçam a curiosidade e fazem acorrer multidões. Promessas de curas e milagres estão entre as mais significativas, bastantes vezes estas situações não passam de promessa  e de promoção de pessoas ou grupos.
No tempo de Jesus, pouca diferença existia em relação a estas curiosidades e expectativas. À parte que os judeus aguardavam a vinda do Messias, a presença de Jesus no meio deles despertou grande curiosidade e desconfiança.
Nos últimos domingos estão sendo proclamados textos do Evangelho de Marcos. Todos apontam para a ação de Jesus que cura, perdoa e devolve a dignidade às pessoas. O Evangelho deste domingo, mais uma vez, mostra Jesus cercado por grande multidão que lhe procura com o objetivo de ser acolhida e curada.
O que Jesus  faz não é, senão, o cumprimento da profecia de Isaias: Sou eu, eu mesmo, que cancelo tuas culpas por minha causa e já não me lembrarei de teus pecados”.  Mediante esta realidade  não é estranha a reação: “E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: 'Nunca vimos uma coisa assim.” O que Jesus realiza faz com que Ele seja reconhecido desde o ponto de vista da missão para a qual foi enviado: “Foi o Senhor que mandou anunciar boas notícias”.
A presença de Jesus desestabiliza os doutores  e os escribas que sempre serviram-se da lei em benefício próprio. Esses ficam incomodados com a nova situação e tudo fazem com a intenção de desacreditar Jesus e impedir que se realize a missão. Entretanto a missão de Jesus se concretiza exatamente porque ele é fiel à Vontade de Deus, conforme fala  São Paulo:Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu 'sim' garantido. Por isso também, é por ele que dizemos 'amém' a Deus, para a sua glória”.
A oração da Igreja reunida, neste domingo predispõe os cristãos, tal como aconteceu com Jesus, para abrir-se à vontade de Deus e realizar aquilo que é desejo de todos: A vida plena, o perdão e a misericórdia.
Por isso mesmo a Igreja acredita e proclama que em Cristo todas as coisas são para a glória de Deus Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário