sábado, 2 de junho de 2012

SUGESTÃO DE HOMILIA PARA O DIA 03 DE JUNHO


SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

LEITURAS: Deuteronômio 4,32-34.39-40; Salmo 32,4-5.6.9.18-19.20.22 (R.12b)
Romanos 8,14-17; Mateus 28,16-20.

Existe um ditado popular mais ou menos assim: “Quem beija meu filho, adoça minha boca”. Este e uma série de outros dizeres do cotidiano ajudam compreender o carinho dos pais pelos filhos. De outro lado, poucas situações causam tanta repulsa quanto ver uma criança ser maltrata por seus pais ou familiares. Em resumo não há porque duvidar que o Espírito de Família é um dos laços mais fortes e queridos por todos em todos os tempos.
Pois assim é Deus! É família, é comunhão, é corresponsabilidade. Em toda a Sagrada Escritura encontra-se um sem número de imagens descrevendo Deus e sua ação protetora em relação à criatura humana. O profeta Isaias descreve uma das características mais bonitas de Deus, quando ele diz: “ainda que uma mãe seja capaz de se esquecer do filho que gerou, Deus se lembrará de nós em seu amor”.
O Jeito de ser de Deus foi objeto de muito estudo e muito esforço por parte de homens e mulheres ao longo do tempo. Dentre eles a figura de Santo Antônio a quem nos devotamos. Por isso mesmo, e não sem razão, na trezena deste ano na paróquia, se reservou um espaço para refletir sobre Santo Antônio e as Crianças. Nas imagens que se costuma colocar para a veneração pública o Santo aparece com o menino Jesus sentado sobre sua mão e pra isso se explica tratar do grande carinho que o santo, em vida, tinha para com as crianças.
A Palavra de Deus que ouvimos neste domingo da Santíssima Trindade ajuda entender exatamente essa situação. Na primeira leitura Moisés confirma quem é Deus e do que ele é capaz pedindo em contrapartida uma única atitude: “O Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e não há outro além dele. Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra”.
E no salmo se reza: “Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança. Ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!”.
Já São Paulo, na carta aos Romanos, confirma com outras palavras  o que Moisés havia dito: “Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Ou seja: todos os que cumprem os mandamentos são filhos de Deus.
E a palavra mais consoladora é dada por Jesus no Evangelho: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.
Ora, se Deus está no meio do mundo, não há o que temer. Pode-se ter a confiança de uma criança que tem o carinho e amparo dos seus pais esta estará sempre guiada e protegida.
Logo, é Deus quem beija e cuida de todos, é ele quem faz todo ser humano mais feliz e realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário