sábado, 25 de agosto de 2012

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B - 2012


REFLETINDO A PALAVRA DE DEUS
Leituras:  Josué 24, 1-.15-17.18b; Salmo 33(34);
Efésios 5,2132; João 6, 60-69.

Nesta semana, com o início da propaganda eleitoral gratuita, se intensificaram os apelos em relação às opções político-partidárias e a escolha dos candidatos que deverão dirigir os destinos dos municípios brasileiros para os próximos anos. A nova composição do executivo e do legislativo municipal por todo o país é uma espécie de antecipação dos rumos que terá o país nos próximos anos. Em resumo, todos estão sendo desfiados a fazer escolhas e o resultado delas serão também as consequências para a vida de todos.
Na História da Igreja o tema das escolhas sempre foi muito querido e sobre elas tratou a teologia e a doutrina ao longo dos tempos. De acordo com suas escolhas, homens e mulheres são lembrados, venerados e admirados. Dentre as recordações bonitas que a Igreja coloca como modelo lembra-se a figura de Santo Agostinho, cuja memória se faz no próximo dia 28. Santo Agostinho falava aos cristãos sobre a Eucaristia e dizia: “Escolham ser aquele de quem vocês se alimentam e sejam o corpo daquele que vocês se alimentam”.
É sobre escolhas que fala também a Palavra de Deus proclamada neste domingo. O texto da primeira leitura  é o discurso de Josúe diante da assembleia que deveria fazer escolhas. Ele faz uma provocação dizendo: “Eu e minha família serviremos ao Senhor!”. Quanto a Vocês podem decidir por onde andar. A mesma coisa, porém em outro contexto e com outras palavras São Paulo fala aos cristãos de Éfeso. Dirigindo-se aos casais numa sociedade em que as questões de gênero, tão em voga na atualidade, de longe tinham qualquer importância, Paulo faz uma série de recomendações  sobre como maridos e mulheres deveriam se comportar. Terminado as recomendações ele coloca um observação extraordinária:  façam como Cristo que escolheu amar a Igreja e se entregar por ela. Ele quis assim torná-la santa”.
Na mesma situação delicada estavam os discípulos de Jesus. Tinham consciência da escolha que queriam, mas sabiam também das consequências das suas opções. Entretanto, Pedro assume os riscos e fala em nome de todos: A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
Ontem como hoje, a Igreja se reúne, para rezar uns com os outros. Como irmãos na mesma fé pedir discernimento e capacidade para fazer as escolhas certas que vão determinar o rumo que a vida precisa tomar.
Dentro das celebrações do mês de agosto, recorda-se hoje o dia do catequista, pessoas que escolheram dedicar suas vidas a serviço do Evangelho a fim que mais gente reconheça o que se reza no salmo deste domingo: Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!”.
Que seja está também a prece da Igreja reunida neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário