quinta-feira, 13 de setembro de 2012

REFLETINDO A PALAVRA DE DEUS



24º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B – 2012

Leituras: Isaias 50, 5 -9ª;  Salmo 114,1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 9)
Tiago 2,14-18; Marcos 8, 27-35.

“Dize-me com que tu andas e te direi quem tu és”. Este provérbio popular é muito sugestivo e pode ser aplicado em diversas circunstâncias da vida. Muitas vezes, é  verdade, até mal aplicado. Entretanto é certo que as parcerias e amizades que se cultiva determinam em muito a seriedade e lealdade da pessoa.
É certo também que toda e qualquer relação que se estabelece com alguém exige a capacidade e porque não dizer a coragem de assumir as vantagens e as custas de tais relações.
Ora, no Salmo que se reza neste domingo o autor reconhece, reza e afirma: Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos”.
É claro que esta convicção implica em comportar-se de acordo com as afirmações que faz. A mesma coisa se pode observar no trecho escolhido para a primeira leitura: A meu lado está quem me justifica... Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador”.
Na mesma perspectiva São Tiago faz um apelo insistente: “Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!”.
E Jesus, no Evangelho, desafia os discípulos a confirmarem a razão porque acreditam nele e na sua palavra. Dirige aos seus amigos uma pergunta a queima roupa: “E vocês quem dizem que eu sou?” Diante da resposta aponta todas as “custas” desta afirmação: “'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.
Ontem, como hoje cada pessoa continua sendo convidada a estabelecer parcerias e amizades. Atitudes que implicam em vantagens, responsabilidades e realizações. Para os cristãos vale as Palavras do Evangelho: “Em todas as relações pensar para além das simples relações humanas e do frágil alcance dos olhos: É preciso pensar e procurar enxergar as coisas com o olhar de Deus”.
Neste particular se situa o período eleitoral que se está vivendo. Os interesses que fazem com que as pessoas escolham este ou aquele candidato, muitas vezes são apenas olhares com interesse para as necessidade e vantagens pessoais ou do seu grupo, da sua turma, do seu time. É claro que também neste caso vale o provérbio: “Dize-me com quem andas e te direi quem és”. Se alguém se sujeita andar ou votar em candidato ficha suja, comprar ou trocar seu voto por favores e interesses pessoais ou grupais,  nem precisa fazer outros comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário