sábado, 20 de outubro de 2012

A PALAVRA DE DEUS NA VIDA


SUGESTÃO DE HOMILIA PARA O DIA 21 DE OUTUBRO DE 2012

Leituras: Isaias 53, 2ª.3ª.10-1; Salmo 32(33)
Hebreus 4,14-16; Marcos 10,35-45

Estamos nos aproximando do final do ano, acabamos de passar pelo período eleitoral, estão em alta as negociações sobre quem vai assumir cadeiras nas câmaras municipais, secretarias de prefeituras, cargos comissionados e assim por diante. Muitas destas negociações já haviam sido acordadas durante o período eleitoral. Em todo o caso de uma coisa se pode ter certeza nem sempre estes acordos contemplam as pessoas mais adequadas ou preparadas para esta ou para aquela função.
É bem comum relatos de pessoas que se aproximaram dos candidatos exatamente com as intenções e palavras semelhantes às que foram usadas pelos filhos de Zebedeu, conforme se lê no evangelho: “'Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”.
De longe os irmãos estavam preocupados com o bem de todos ou a responsabilidade que tal posição implicaria. Jesus lhes faz pensar sobre as consequências do seu pedido alertando-os para um “batismo de sofrimento e um cálice de dor”. Situação que já havia sido anunciada pelo profeta na primeira leitura por meio da afirmação: “o meu servo experimentará uma vida de sofrimento”.
Claro está que não é proibido fazer propostas, negociações, acordos, mas é preciso ter presente que todos eles trazem implícitos “Onus e Bonus”.  E só quem for capaz de “dar conta do recado” poderá ser reconhecido como a carta aos Hebreus mostra na segunda leitura: “Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas,
pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado”.
A palavra de Deus deste domingo é um convite a não se deixar levar pela vaidade e pelo simples desejo de ocupar posições importantes e vantajosas para si ou para seus amigos, mas, pelo contrário, ter a coragem de colocar-se a serviço em favor do bem de todos e é nisso que consiste a virtude da humildade.
Tal condição vale claro, em primeiro lugar para os que foram escolhidos nas últimas eleições, mas igualmente para todos e em todos os lugares. O poder e o destaque que faz as pessoas serem grandes aos olhos de Deus e do mundo é aquele que se coloca a serviço de todos.
Para os cristãos, a Eucaristia que celebram haverá de se constituir em força e ajuda. Assim se reza nas missas: “Daí-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário