sábado, 27 de outubro de 2012

SUGESTÃO DE HOMILIA PARA O DIA 28 DE OUTUBRO 2012


30º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras: Jeremias 31,7-9; Salmo 125(126);
Hebreus 5, 1-6; Marcos 10,46-52

O mundo contemporâneo desafia a todos levantar os olhos e enxergar muito além do que permite o horizonte cotidiano. As instituições e todas as organizações sociais expressam sua visão de futuro com duas palavras: “visão e missão”. Dependendo da visão que a organização tem de si mesma e do mundo estabelece uma missão, ou várias missões.
Ora, no caso dos Cristãos e da Igreja seu olhar está voltado para a inclusão, para a acolhida, para que o mundo todo viva de acordo com os princípios anunciados por Jesus Cristo e que, de algum modo, já foram vivenciados por muitos ao longo do tempo.
É neste sentido que todos são convidados a rezar e a ser missionários desde o seu ambiente familiar até onde alcança todas as relações humanas e sociais. Jesus mesmo fez isto. Andou por todo o Israel, refez o caminho do povo que o antecedeu e que acreditava no Deus único.
Por onde andava Jesus fez maravilhas, ou repetiu as maravilhas que o Pai já havia feito ao longo da história.
No texto do Evangelho deste domingo ele acolhe um cego e mendigo. Contradizendo todos os costumes legais do seu tempo Jesus faz valer sua visão que tem do mundo. Desafia o cego para que nele aconteça também o mundo que este sonhava. Chamando o mendigo pergunta-lhe: “o que queres que eu te faça?” e mediante a resposta devolve a condição: “seja feito conforme você acredita”.
Tal situação não poderia provocar outra reação senão a de se colocar em missão, o texto termina dizendo: “o que recuperou a vista seguia Jesus pelo caminho”.
Na primeira leitura o profeta mostra a ação de Deus para o povo que era cego, coxo, doente e sofredor: “Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d'água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel”.
E a carta aos Hebreus indica como deve agir todo aquele que se coloca como sacerdote, como responsável por alguém ou por um povo: “Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza”.
É por isso mesmo que o salmo convida a rezar: “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria”. Pois quando “Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções”.
Reunidos em assembleia de fé os cristãos são igualmente convidados a ampliar sua visão de mundo e se colocar em missão como gente que saiba oferecer-se a si mesmo para que finalmente o mundo seja lugar onde mora Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário