sábado, 10 de novembro de 2012

REFLETINDO A PALAVRA DE DEUS


SUGESTÃO DE HOMILIA PARA O DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2012 – ANO B

Leituras: 1Reis 17,10-16; Salmo 145 (146);
Hebreus 9, 24-28; Marcos 12, 38-44.

Uma das práticas bonitas da Igreja é trazer para a lembrança as intenções e necessidades daqueles que se reúnem para rezar e muitas vezes também daqueles que por distintos motivos não participam das celebrações. As intenções e preces da assembleia reunida é uma maneira da Igreja inteira se colocar em sintonia solidária com os sofrimentos, angústias e alegrias dos seus fieis.
A Palavra de Deus proclamada neste domingo também traz para memória sofrimentos e pessoas sofridas. Tanto na primeira leitura quanto no evangelho a ação de Deus em favor destes pode ser percebida e reconhecida com facilidade.
No caso da primeira leitura, antes de tudo o sofrimento é do próprio profeta que é perseguido injustamente, foi considerado culpado por um sofrimento do qual ele não tinha nenhuma responsabilidade, mas a poderosa rainha lhe infringiu ameaças obrigando-o a se retirar para o meio dos pagãos. Lá encontra outra condição de dor e tristeza com a fome causada pela seca. Falando em nome de Deus, Elias dá conforto à viúva abatida que reconheceu nele o enviado de Deus, e o resultado não poderia ser outro: A farinha da vasilha não acabou nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias”.
No evangelho Jesus ajuda os discípulos perceber como Deus age para muito além das aparências. Valorizando o gesto feito com simplicidade e gratuidade: Jesus chamou os discípulos e disse: 'Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.
Em resumo, a Palavra de Deus deste domingo é um convite e um desafio para superar toda a lógica muitas vezes estabelecida nas relações humanas e sociais nas quais as pessoas se sentem bem sendo aplaudidas, prestigiadas, honradas, e muitas vezes bajuladas. Jesus lembra no se iludam com os modelos de sucesso que são colocados por aí.
O convite feito para cada pessoa a partir da Eucaristia: é muito mais importante entregar a vida por uma causa do que ser reconhecido pelas coisas que se faz. Assim rezamos na missa: “Deus de misericórdia afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário