quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

EIS ME AQUI, ENVIA-ME!

Com este lema a Igreja no Brasil abre a Campanha da Fraternidade, evento que já acontece há 50 anos durante o tempo da quaresma que se inicia com a celebração da quarta feira de cinzas. 
Os próximos 40 dias se constituem num tempo de preparação para a grande festa da Páscoa. Como não poderia deixar de ser, toda festa exige cuidados especiais a fim de que nada ou quase nada aconteça de improviso. E, sobretudo, que depois da realização da festa aqueles que participaram continuem saboreando a alegria da oportunidade que tiveram. 
É neste sentido que a Campanha da Fraternidade sob a luz da penitência pede e prepara a sociedade para novos comportamentos e atitudes em relação a questões do interesse e preocupação de todos. 
Neste ano com o lema: Eis-me aqui, Envia-me! todos são convidados a ver com outros olhos os jovens, as suas preocupações, aventuras e esperanças.  
As leituras bíblicas proclamadas na missa da quarta feira de cinzas falam com bastante clareza convocando os ouvintes para mudanças sérias, corajosas e profundas. Isso é necessário  a fim de que o mundo e todas as pessoas vejam com outro olhar e se comportem de outra maneira diante da mudança de época em que se está vivendo.
Rasguem os seus corações e não apenas a suas vestes. Ou seja, não basta alguma atitude exterior é preciso convencer-se que o mundo pode e será muito melhor do que é. Para que isso seja possível é necessário não realizar apenas gestos e atitudes de aparência.
Os primeiros dias da quaresma estão sendo sacudidos pela renúncia do Papa ao governo da Igreja. Muito se fala, outro tanto se especula mas é importante ter presente as palavras do próprio Papa: "Diante das mudanças profundas que o mundo vem passando eu não estou mais em condições de desempenhar a missão que me foi confiada". Eis, nestas palavras, um testemunho de preparação para a festa da Páscoa que exige conversão e mudança.
Que a oração, a penitência, o jejum e a esmola façam da Igreja e de todos sinais verdadeiros de mudança e tempos novos, ou seja de feliz passagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário