quinta-feira, 28 de março de 2013

SEXTA FEIRA SANTA



CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR

As mudanças que ocorrem no mundo e que afetam tudo e todos são de algum modo também sinais de violência. Os jovens, junto com as crianças são quase sempre os mais atingidos por essa situação e muitas vezes lhes é apresentada a possibilidade de uma felicidade momentânea  sem dimensão de futuro e muitas vezes sem esperança. Por outro lado as mesmas mudanças e sofrimentos desafiam a revitalizar os valores e a reedificar as dimensões fundamentais da existência.
É neste contexto que a Igreja faz memória dos sofrimentos de Cristo e convida a comunidade que se reúne em oração a fazer o mesmo. Memória do sofrimento de Cristo não para fazer chorar as dores do redentor, mas para perceber como Ele de modo voluntário e decidido abraçou tudo isso para transformar em vida e vitória.
Reconhecer o gesto redentor de Jesus é também reconhecer que a páscoa de Jesus pode se realizar no meio do mundo tornando os sofrimentos do tempo presente como verdadeiros eventos nos quais o mistério da páscoa também se realiza.
Como disse o Papa Bento XVI  “A cruz é uma expressão do louco amor de Deus para o mundo e que se abandona não para mostrar sofrimento e por meio dele fazer o mundo sofrer, mas livrar o ser humano do medo da morte e fazê-lo receptivo à redenção que se deu pela Cruz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário