sábado, 25 de maio de 2013

SUGESTÃO DE HOMILIA PARA O DOMINGO 26 DE MAIO DE 2013



DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Leituras: Provérbios 8,22-31; Salmo 08;
Romanos 5,1-5; João 16, 12-15

O noticiário internacional desta semana trouxe como destaque em suas páginas uma manchete mais ou menos assim: “Simpatia do Papa Francisco muda ambiente na Praça São Pedro” e no corpo da notícia fazia a citação de uma frase do Papa durante seu discurso na quarta feira: “O egoísmo nos leva para baixo e traz a tristeza. O Espírito Santo nos leva para o alto e nos presenteia com alegria” é isto que a comunidade reunida faz neste domingo da Santíssima Trindade. Benditos e reunidos no amor de Cristo pelo dom do Espírito Santo, ouvimos a Palavra de Deus nas três leituras  que nos ajuda perceber como se pode agir guiados pela sabedoria de Deus que é descrita na primeira leitura brincando na superfície da terra, e alegrando-me em estar com os filhos dos homens”.
São Paulo, escrevendo aos cristãos das primeiras comunidades lhes recorda que o “amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo”  este mesmo que o Papa afirma: “Ele nos presenteia com a alegria”.
E Jesus afirma: “Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará”. Este dom liberta do medo, das tristezas, do egoísmo que  leva para baixo.
A celebração da solenidade da Santíssima Trindade faz encher os corações de todos com uma força extraordinária de comunhão e alegria fazendo todos cantar: “Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!”.
Uma vez concluída a reunião semanal dos cristãos todos são convidados a se deixar guiar pelo Espírito que dá a vida e que vem do Pai e do Filho  e que convida a cada um particular para uma verdadeira resposta de amor, em um mundo tão conturbado, num cotidiano em que as relações se rompem com muita facilidade a Palavra de Deus convida e ajuda a compreender que os  jovens, os pais, as mães, todos juntos poderão melhorar o mundo à medida que se reconhece a unidade e a comunhão que vive e resplandece na Trindade Santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário