sexta-feira, 7 de junho de 2013

10º DOMINGO DO TEMPO COMUM

DEUS VISITA OS SOFREDORES

De todos os sofrimentos humanos o mais cruel e que o ser humano nunca conseguiu explicar se refere à experiência da morte. Provérbios populares, palavras de conforto, visitas de silêncio, oração de uns pelos outros, cumprimentos, flores, etc. etc. São todas iniciativas louváveis, mas que não apagam a dor de quem perde uma pessoa querida. A Igreja reunida em oração, de domingo a domingo, louva e bendiz a Deus por muitos motivos, mas também apresenta orações e súplicas pelos sofredores e pelas necessidades de todos.
A Palavra de Deus proclamada neste domingo narra de modo extraordinário a ação de Deus para com algumas pessoas que sofrem com  a experiência da morte de seus queridos. De modos diversos e em circunstâncias distintas a primeira leitura e o evangelho apresentam duas viúvas necessitadas da compaixão de Deus. Elias, na  narrativa do livro dos Reis se faz reconhecer como o enviado de Deus que garante a vida e a proteção para aqueles que nele confiam. E Jesus aproximando-se da viúva que está prestes a sepultar o filho, devolve-o vivo aos braços da mãe.
O modo como um e outro procederam são detalhes narrativos. O fato central reside no milagre da vida que ambos fazem acontecer. Tal situação faz crer naquilo que São Paulo afirma na segunda leitura: Deus veio visitar o seu povo!
Deus é Pai misericordioso, está próximo daqueles que lhe invocam, socorre os necessitados. Os cristãos e a Igreja na atualidade precisam ser cada vez mais, sinais de Deus no mundo. As tristezas e provações continuam se repetindo por toda parte. Ser sinal de Deus nestas circunstâncias implica agir como Elias e do jeito de Jesus, aproximar-se dos sofredores e prestar ajuda e atenção de modo que todos possam perceber a ação de Deus.

Sempre que isso acontecer, todos poderão de novo cantar: “Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes e preservastes minha vida da morte!” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário