sábado, 22 de junho de 2013

PARA VOCÊS QUEM SOU EU?


Leituras: Zacarias 12, 10-11;13,1: Salmo 62(63)
Gálatas 3,26-29; Lucas 9, 18-24

Esta semana o mundo assistiu as mobilizações que tomaram conta das ruas e praças de muitas cidades brasileiras.  Motivações distintas e participação muito diversificada fizeram parte de todos os eventos e que mereceram inúmeras interpretações. Ontem, no pronunciamento à nação a Presidenta Dilma anunciou que vai receber e conversar com os líderes que organizaram a manifestação pacífica. Mas quem são mesmo as pessoas que estiveram à frente deste extraordinário manifesto nacional? A complexidade do evento, as dimensões que tomou e a proporção das reinvindicações torna  quase impossível identificar, entretanto é certo que o ponto central de tudo  reside na construção de uma sociedade mais justa e que faça do Brasil um lugar melhor pra se viver.

Pois bem, imagine-se a população de Jerusalém e de todo o Israel no tempo de Jesus. De repente, do meio do nada surgem multidões querendo satisfazer um sem número de necessidades e resolver outros tantos problemas. Não resta dúvida que o medo e as preocupações tomam conta de todos em toda parte perguntando-se pela origem de tudo o que estava acontecendo. Neste contexto o líder, próximo dos seus seguidores, faz uma sondagem antes de se dar a conhecer, esclarece quem ele é e porque veio.

O texto do evangelho proclamado neste domingo começa exatamente com a pergunta feita por Jesus e cuja  resposta não é fácil de expressar: Quem diz o povo que eu sou?. Diante de todas as especulações pede a participação daqueles que lhe são mais próximos: “E vocês quem dizem que eu sou?”.  Uma vez dada a resposta que representava a convicção dos seus seguidores Jesus confirma a sua verdadeira identidade O Filho do Homem deve sofrer muito ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei e deve ser morto em seguida revela a condição para permanecer ao seu lado: Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida pela minha causa, esse a salvará”.

O que Jesus fala sobre si mesmo já havia sido anunciado pelo profeta Zacarias:Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor”. Neste sentido encontra razão a súplica que se eleva no salmo: “A minh'alma tem sede de vós,  como a terra sedenta, ó meu Deus!”.

Ontem como hoje, a igreja reunida, como uma assembleia de irmãos, se reconhece “filhos do mesmo Pai, com sangue da mesma cor, herdeiros no mesmo céu, unidos no mesmo amor” e neste sentido cada pessoa indistintamente é chamada a “gastar a sua vida em favor de muitos”. Participar da Eucaristia a cada semana significa aceitar o compromisso de ser uma comunidade unida a serviço de uma sociedade verdadeiramente fraterna, justa e sem discriminação.

Que a oração deste domingo ajude  todos  perceber a importância do compromisso com um mundo onde Deus seja glorificado também pela qualidade de vida que desfrutam os seus filhos e filhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário