quarta-feira, 31 de julho de 2013

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
9ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA ADELINA RÉGIS
PROJETO : SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
Objetivo Geral: Conscientizar o educando sobre a importância da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida, aplicando conceitos científicos, relacionando a teoria e a prática  em todas as áreas do conhecimento, sendo estas construtoras da aprendizagem significativa e interdisciplinar, para que as futuras gerações possam usufruir de benefícios saudáveis.

Professores envolvidos: Sidinei Rui,  Elcio Alberton, Celso Perotto.
DISCIPLINA DE FILOSOFIA
I - ITENS DO PROJETO
1 – Objetivos Específicos
1.1 – Primeiros anos
1.1.1 - Recordar aos alunos dos primeiros anos, os quatro elementos filosóficos da origem do universo;
1.2.1- Relacionar a preocupação com a origem do universo com as questões contemporâneas de preservação e sustentabilidade;
1.2 – Segundos anos
1.2.1 – Reconhecer a ordem do universo e do cosmos no meio das constantes mudanças;
1.2.2 – Interpretar as buscas a sonhos da humanidade em relação com tudo o que existe na natureza;
1.2.3 – Escolher ações que facilitem a responsabilidade dos educandos na preservação da “mãe terra” e da qualidade de vida do ser humano no planeta.
1.3 – Terceiros anos
1.3.1 – Identificar ações éticas em relação ao uso da terra-mãe;
1.3.2 – Demonstrar que o valor da liberdade ganha sua dimensão mais ampla na medida em que ela exercida com responsabilidade;
1.3.3 – Modificar algumas atitudes em relação à preservação da terra como um bem que está a serviço de todos, mas não pertence a ninguém. ( Confere: Carta da terra)
1.3.4 - Traçar ações concretas de sustentabilidade em relação ao eixo “terra” no cotidiano da escola.
2 – Conteúdos
2.1 – Primeiros anos: Períodos da História da Filosofia (Pré Socrático);
          Segundos anos: A metafísica – Cosmologia e Ontologia;
          Terceiros anos: Ética – Liberdade e responsabilidade;
3 – Ações
3.1 – Reduzir o uso de meios físicos para pesquisa e produção de atividades escolares e aumentar o uso virtual de consultas e atividades e disponibilizar materiais na forma virtual para estudo e consulta dos estudantes.  Estas duas medidas visam diminuir a produção de resíduos evitando o desperdício de bens e serviços.
4 – Atividades
4.1 – Indicar aos alunos os sítios de pesquisa onde se encontram os conteúdos previstos para o bimestre e  que se relacionam com o projeto;
4.2 – Disponibilizar o acesso WIFI em todo o ambiente da escola, evitando com isso a sobrecarga de horários na sala informatizada e permitindo que os alunos possam ter acesso às NTCI também na sala de aula, nos intervalos e no horário do almoço;
4.3 – Utilizando – Notebooks, Tabletes, aparelhos de telefonia móvel, acessar os sítios indicados e ao final da atividade produzir um trabalho virtual sobre o tema pesquisado;
5 – Avaliação
5.1 – Comprovar por meio de dados e gráficos que as atividades  realizadas virtualmente contribuíram para a redução de resíduos sólidos e consequentemente para a preservação do planeta e a criação da consciência de preservação do meio ambiente e da qualidade de vida.


PROJETO : SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
TÍTULO DO PROJETO: O PAPEL DE CADA UM
Objetivo Geral: Conscientizar o educando sobre a importância da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida, aplicando conceitos científicos, relacionando a teoria e a prática  em todas as áreas do conhecimento, sendo estas construtoras da aprendizagem significativa e interdisciplinar, para que as futuras gerações possam usufruir de benefícios saudáveis.
Professores envolvidos: Edgar Centofanti,  Sidinei Rui,  Elcio Alberton, Neuza, Janice, Elias Machado, Maria Helene.
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA
I - ITENS DO PROJETO
1 – Objetivos Específicos
1.1 – Primeiros anos
1.1.1 - Recordar aos alunos os modos de trabalhar a terra ao longo da história da humanidade;
1.1.2 - Incentivar a redução, o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos, principalmente na forma de papel.
1.1.3 -  Formar multiplicadores de uma prática de comportamento ambientalmente responsável.
1.2 – Segundos anos
1.2.1 – Identificar o uso e distribuição da terra no Brasil como um direito da sociedade democrática;
1.3 – Terceiros anos
1.3.1 – Distinguir os processos revolucionários e de modernização conservadora em relação ao uso e posse da terra;
2 – Conteúdos
2.1 – Primeiros anos: O trabalho e a produção nas sociedades tribais, no modelo escravagista e na sociedade moderna capitalista.
          Segundos anos: A democracia no Brasil , direitos e cidadania, confrontos e parcerias;
          Terceiros anos: Revolução e transformação social, revoluções no Brasil no século XX;
3 – Ações
3.1 – Conscientização e racionalização do uso do papel como recurso pedagógico-didático;
3.2 – Utilização de papeis e impressões em frente e verso e confecção de blocos de rascunho e escrita com reutilização de impressos e publicações;
3.3 – Distribuir na escola e distinguir caixas coletoras de papel das lixeiras comuns para recicláveis e do lixo orgânico;
4 – Atividades
4.1 – Disponibilizar na sala de aula uma caixa de papelão para recolhimento de papel todas as semanas.
4.2 – Ao final de cada semana contar ou pesar as caixas para verificar o consumo, a reutilização e a reciclagem realizada na escola. Disponibilizar gráficos e dados sobre esta realidade no blog da escola de modo a tornar a atividade conhecida sem o consumo de tintas e papéis. (NB: Isto poderia ser também realizado em cada sala de aula).
4.3 – Ao final do semestre realizar com os alunos uma confraternização ou premiação aos alunos que mais praticaram as três ações. (A viabilização desta atividade será melhor efetivada se as caixas forem de cada turma).
4.4 – Realizar as atividades das turmas virtualmente e no final fazer os cálculos sobre a redução no consumo de papel por cada uma das turmas e pela escola inteira.
5 – Avaliação

5.1 – Comprovar por meio de dados e gráficos publicados virtualmente que as atividades  realizadas contribuíram para a redução de resíduos sólidos e consequentemente para a preservação do planeta e a criação da consciência de preservação do meio ambiente e da qualidade de vida. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário