sábado, 27 de julho de 2013

TODO AQUELE QUE PEDE, RECEBE...


O Brasil assiste atônito as surpreendentes manifestações de carinho, acolhida e humildade que vão sendo preconizadas pelo Papa Francisco no Rio de Janeiro.  O carisma do Papa que veio do fim do mundo está contagiando a todos. Suas atitudes são fundamentais para ajudar perceber o jeito de Deus. Longe de fazer acusações e usar da sua popularidade para fazer valer sua autoridade, o Papa continua chamando  a Igreja e a sociedade inteira para entrar num processo de conversão e de perdão. Neste Sentido o que se vê nesta semana tem total sintonia com a Palavra de Deus proclamada nas celebrações deste domingo.
No livro do Gênesis, o longo diálogo entre Abraão e Deus, ajuda  perceber como o Pai valoriza os seus filhos e aqueles que se esforçam para agir como tal. Em ordem decrescente Abraão pede que a misericórdia de Deus alcance a todos e ao final da conversa seus pedidos se confirmam: “Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar só mais uma vez: e se houvesse apenas dez?' E Deus respondeu:
'Por causa dos dez, não a destruiria”.
São Paulo confirma que o perdão de Deus foi garantido e estendido a todos na pessoa de Jesus Cristo: “Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham  recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados”.
E Jesus no Evangelho ensina a rezar e agir. Ele não só faz como os outros mestres, mas mostra que a oração precisa vir acompanhada de gestos concretos e confirma que não há ninguém capaz de recusar uma boa ação diante de uma grande necessidade: “Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação”. E conclui com a parábola cuja mensagem central pode ser entendida nas seguintes palavras: “Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”.
Por isso mesmo a Igreja reunida em oração no Dia do Senhor reza com o Salmo: “Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma”.

Diante disso ganham ainda mais forças as palavras e os gestos do Papa Francisco conclamando a valorizar as pessoas e a vida desde o lugar onde cada um está vivendo. Que a oração da Igreja, o testemunho de tantos e a Palavra de Deus encontrem eco na vida de cada pessoa e da sociedade como um todo fazendo perceber o amor revelado e vivido por Jesus Cristo nosso único Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário