sábado, 31 de agosto de 2013

DERRUBOU DO TRONO OS PODEROSOS...


Os estudiosos dizem que é muito difícil aprender bem a ler e escrever o nosso idioma. E isso, em partes, é verdadeiro. Na língua portuguesa uma mesma palavra pode ter diversos sentidos e até no modo que se usa uma determinada expressão ela ganha outro significado. Humildade é uma das palavras que pode ser entendida de modos diversos e aparece como chave das leituras deste domingo e na Bíblia ela se repete 18 vezes e mais outras 30 vezes se encontra a palavra humilhar. E todas as vezes ela se presta para diferentes interpretações.
Os textos proclamados neste domingo permitem fazer uma reflexão sobre o sentido da palavra do mesmo modo como usou Maria quando cantou o seu canto de louvar a Deus. Lá ela diz: “derrubou os orgulhosos de seus tronos e elevou os humildes”.  Neste sentido está claro que humildade não é sinônimo de quem anda de cabeça baixa, fala pouco, reza muito, nunca contraria ninguém.
Contando a parábola da festa de casamento, Jesus aplica o conceito de humildade  para as pessoas que reconhecem seu lugar na sociedade, na igreja e assim por diante. Ou seja, ser humilde é não querer ocupar o lugar que não lhe pertence ou fazer grandes feitos só para ser visto e elogiado.  Parece ser esta a mensagem central do evangelho: Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.” E que de algum modo é a mesma das demais leituras. Como se vê no livro do Eclesiastes: “Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor”. E São Paulo escreve aos Hebreus que o nome escrito no céu é direito de quem viveu com justiça: “Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus  vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos; da assembleia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o Juiz de todos; dos espíritos dos justos, que  chegaram à perfeição; de Jesus, mediador da nova aliança”.
Os cristãos se reúnem em oração e rezam pedindo a graça de alcançar a verdadeira humildade e todos proclamam como se reza no salmo: “Os justos se alegram na presença do Senhor rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados”.
O mundo está cheio de exemplos de pessoas humildes no sentido descrito pela Palavra de Deus que foi ouvida. O Papa Francisco, em sua visita ao Brasil mostrou ser uma pessoa humilde e foi ele também quem declarou: “Humilde não é aquele que caminha de cabeça baixa pelas ruas, mas o que segue o caminho da humildade indicado por Deus” e concluiu seu discurso fazendo um convite que pode ser útil a todos: “Humildade é a qualidade de quem não está com medo das coisas grandes, mas é capaz de fazer também as pequenas”.

Que a oração da igreja ajude a todos e a cada um se deixar guiar pelo Espírito Santo a fim de experimentar a verdadeira humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário