sexta-feira, 2 de agosto de 2013

HOMILIA PARA O DIA 04 DE AGOSTO DE 2013

É NECESSÁRIO SER RICO...


Muitas coisas estão acontecendo no Brasil nos últimos dias. De todas é possível tirar algumas lições e aprender a viver cada dia melhor. Simultâneo às manifestações que tomaram conta das ruas em diversas cidades brasileiras estavam infiltradas pessoas cuja intenção era criar polêmica, fazer baderna e denegrir a imagem das pessoas de bem que lá estavam.  A alegria vivida em diversos momentos na copa das confederações dispensa comentários sobre a paixão do brasileiro por futebol. Os equívocos cometidos na segurança durante a visita da Papa fizeram mais rir do que chorar. E neste particular é hora de reconhecer que o Papa Francisco mostrou que é necessário ser rico! Foi possível testemunhar a riqueza do Papa quando, desceu do avião e viu  o aparato de segurança que lhe havia sido preparado,  exclamou: “tudo isso é para mim”. No dia que saiu do local onde estava hospedado indo para Aparecida, fez parar o carro para abraçar uma criança, carregou a sua “malinha preta” e desfez a curiosidade dos repórteres quando lhe perguntaram o que carregava com tanto esmero:  “Eu sempre levei eu mesmo minha maleta. É normal. Nós temos que ser normais. E dentro o que tem? Um barbeador, um breviário (livro de liturgia), uma agenda, tinha um livro para ler, sobre Santa Terezinha”. Mas ele se mostrou rico de fraternidade, de calor humano, quanto perguntado sobre sua segurança e suas idas ao encontro do povo disse dispensando o carro blindado disse: “Eu não poderia vir ver este povo, que tem um coração tão grande, detrás de  uma caixa de vidro”. Então eis que ele mostra com sua vida que é preciso ser rico, mas rico de calor humano.
A propósito, hoje a Igreja celebra o dia do Padre, e coloca como modelo de padre O Santo Cura de Ars, que viveu no final do século XIX, na França, viveu pobre, sem grandes confortos, mas era rico de Deus e sabia transmitir a misericórdia, a aldeia onde trabalhava se tornou lugar de peregrinação. Para lá acorriam pessoas de toda a França e também da Europa e ia para buscar conforto e perdão. Ele também era rico! Neste sentido também falou o Papa Francisco aos padres:  Penso que temos que dar testemunho de certa simplicidade – eu diria, inclusive, de pobreza. O povo sente seu coração magoado quando nós,  as pessoas consagradas, são apegadas a dinheiro.”.
Estas lições todas estão expressas na Palavra de Deus proclamada neste  domingo. No livro do Eclesiástico o autor qualifica as vantagens deste mundo com as palavras: “Vaidade das vaidades”. E São Paulo pede aos Colossenses: “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; 2aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Portanto, fazei morrer o que em vós pertence a terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria”.
E finalmente Jesus no Evangelho conta a parábola do homem rico e conclui: “Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?' Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

Ora, neste domingo, de novo a comunidade dos cristãos se reúne para fazer memória dos ensinamentos e para se alimentar a Eucaristia e da Palavra de Deus. Todos são convidados a abrir-se para o mundo, buscar as coisas de Deus que estão presente no meio de todos, onde também “mora de Deus”. E assim que ganha maior sentido o que se reza no salmo: “Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repousem sobre nós e nos conduza! Tornai fecundos, ó Senhor, nosso trabalho” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário