sexta-feira, 23 de agosto de 2013

HOMILIA PARA O DIA 25 DE AGOSTO DE 2013

Ó PAI, DAI-NOS VIVER UNIDOS NUM SÓ DESEJO!

A comunidade cristã que se reúne neste domingo reza pedindo que o Pai faça uma só a intenção de todos os corações. De fato no mundo fragilizado e fragmentado no qual as relações humanas nem sempre são fraternas e acolhedoras, esta oração ganha muito mais importância.

As leituras que estão sendo proclamadas ao longo deste ano litúrgico colocam também cada pessoa na caminhada com Jesus e com o seu povo. O texto proclamado do Profeta Isaías logo depois da volta do exílio permite compreender que a missão que está reservada àqueles que querem caminhar segundo o projeto de Deus: Escolherei dentre eles alguns para serem sacerdotes e levitas, diz o Senhor; Esses enviados anunciarão às nações minha glória, e reconduzirão, de toda parte, todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória”. Neste contexto é fácil compreender que a provação do exílio foi para aquele povo o que São Paulo fala para os Cristãos: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não te desanimes quando ele te repreende; pois o Senhor corrige a quem ele ama”.

Do mesmo modo Jesus chama a atenção no Evangelho daqueles seus seguidores que mediante a pergunta sobre as condições da salvação julgam-se melhores que os demais e mais preparados para entrar no Reino. A estes Jesus diz: “Esforcem-se para entrar pela porta estreita” e conclui a parábola com uma condição que tem muito a ver com a prática de cada dia: Não basta comer e beber diante de Jesus, não basta se dizer amigo dele é preciso abrir-se para o mundo mediante a prática da Justiça e abrir as portas para todos a fim de poder também por elas passar.

Jesus garante que a salvação pertence a todos e que exige tomada de posição, não apegar-se a algumas verdades, mas fazer de toda a vida um serviço ao bem e a justiça. Por isso mesmo é importante rezar a fim de que o sacramento que se celebra cumpra o seu papel transformando cada pessoa e cada comunidade, nos ensinamentos de Santo Agostinho “Sejam o que vocês comungam, comunguem o que vocês são”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário