sexta-feira, 6 de setembro de 2013

HOMILIA PARA O DIA 08 DE SETEMBRO 2013

QUE A BONDADE DO SENHOR REPOUSE SOBRE NÓS

Nesta semana fez parte das rodas de conversas assuntos relativos a violação dos direitos humanos. Noticias divulgada sobre espionagem da vida pública e privada, ameaça de guerra e acusações nem sempre provadas tomaram conta dos noticiários e suscitaram perguntas e opiniões muito distintas. A Igreja, pela palavra do Papa Francisco convidou o mundo para oração e jejum. Tal pedido encontra fundamento numa verdade amplamente conhecida: “violência gera violência, não se pode querer resolver tudo através da força”.
É neste sentido que a oração deste domingo ganha ainda maior importância, reunidos em assembleia os cristãos rezam com o salmo: “Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho”. Este forte apelo vem do coração das multidões que também acreditam que o Senhor é o refúgio para todos.
No evangelho proclamado na liturgia deste domingo, mais uma vez Jesus se encontra no caminho para Jerusalém e está ensinando os discípulos. Fala por meio de exemplos aos seus seguidores: Quem que me seguir precisa desapegar-se das suas certezas: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim” e conclui fazendo as comparações com aquele que se põe a construir e o que se propõe guerrear. Em ambos os casos “sentar e examinar” as condições que terá de enfrentar em ambos os empreendimentos. Isso é mesmo que dizer, considere tudo o que já tem e pense três vezes antes de iniciar uma nova ação. O evangelho é um convite para todos e a cada um: Deixe Deus falar em Você!
São Paulo envia seu escravo, de quem tem necessidade e a quem muito ama, mas dele se desapega e pede que a mesma atitude seja tomada por quem o recebe: “Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho, mas eu te peço – recebe-o como se fosse a mim mesmo”.
Para compreender o mundo com tudo o que nele acontece, se faz necessário deixar-se guiar pela sabedoria de Deus, como se proclama na primeira leitura. A sociedade contemporânea experimenta uma transformação sem precedentes e para que esta nova realidade possa ser entendida e vivida de modo digno é necessário compreender a grandeza das palavras de Jesus: Esvaziar-se de si mesmo e das suas certezas.

Que a oração de todos e a reunião dos irmãos neste domingo ajude e ilumine a fim de que sejam efetivamente reforçados os laços de amizade que garantem dignidade a todos os seres humanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário