quinta-feira, 3 de outubro de 2013

HOMILIA PARA O DIA 06 DE OUTUBRO DE 2013

HOJE, NÃO FECHEIS O VOSSO CORAÇÃO...

O Salmo de resposta que se reza neste domingo na liturgia faz um convite insistente a crescer na Fé, cuja preocupação era também a dos discípulos e que foi manifestada no texto do Evangelho. Entretanto a Fé não é uma condição abstrata e sem conexão com a vida.
Na entrevista que concedeu esta semana o papa Francisco fez um apelo ao mundo para manifestar a Fé com gestos bem concretos em favor das pessoas. Durante a entrevista o papa pediu que o mundo tenha diante de si as preocupações com a juventude e com os idosos e afirmou que estas duas fases são as mais ameaçadas na vida e por isso mesmo as mais vulneráveis. Tal pedido tem total sintonia com as leituras escolhidas para este domingo.
O profeta Habacuc faz um lamento diante de Deus por causa do sofrimento das pessoas que estão como que pisoteadas pela impiedade: “Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: 'Violência!', sem me socorreres? Por que me fazes ver iniquidades, quando tu mesmo vês a maldade?. Porém o clamor do profeta não cai no vazio, Deus mesmo lhe responde: “Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé” Dito de outra maneira se pode compreender o texto como um convite para cultivar uma fé operante, que valoriza e promove a vida, que garanta dignidade e alegria.
Já São Paulo, na carta a Timóteo, faz um testamento de despedida que ao contrário de alimentar o medo, a dor e a tristeza, encoraja para o testemunho:Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós”.
E quando os discípulos pedem que Jesus lhes aumente a fé, mais uma vez ele não trata a partir da quantidade, mas da qualidade: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: `Arranca-te daqui e planta-te no mar', e ela vos obedeceria”. E para quem está convencido daquilo que bom e justo basta agir com a consciência do dever cumprido. Nem mais, nem menos: “Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei:  Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer”.
Neste sentido a Palavra de Deus é um convite para viver plenamente a serviço da vida sob a ótica da fé. Reconhecer que se é convidado a ir muito além da mediocridade cotidiana cooperar com a obra de Deus no mundo, precisamente nos locais onde ela está mais fragilizada e ameaçada. É aqui que entra preocupação do papa Francisco: Cuidar dos jovens e dos velhos isso parece ser o problema mais urgente que a Igreja tem pela frente.
Por isso mesmo os cristãos se reúnem para rezar uns com os outros confiantes que o Senhor pode dar “mais do que merecemos e pedimos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário