sexta-feira, 18 de outubro de 2013

HOMILIA PARA O DIA 20 DE OUTUBRO DE 2013 - 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM

DO SENHOR É QUE VEM O MEU SOCORRO...

Não é raro entre os cristãos a prática de promessas, de novenas, de corrente de oração, de invocação aos santos,  e um sem número de alternativas pedindo que Deus mostre os caminhos, aponte soluções e ajude a resolver problemas.
A motivação principal com estas preces e intercessões é abrir-se à graça de Deus para que ela possa agir dando forças físicas e emocionais para enfrentar cada uma e todas as urgências e necessidades.
Estas atitudes aparecem nos textos da Palavra de Deus que se proclama neste domingo.  De um lado está o exército de Israel combatendo com armas, isso é, fazendo a parte que lhe compete, de outro lado está Moisés confiando a força e a garra do seu povo ao coração misericordioso de Deus. Obviamente que a união destas duas forças se confirma na oração do salmo: “Eu levanto os meus olhos para os montes: de onde pode vir o meu socorro? Do Senhor é que me vem o meu socorro,  do Senhor que fez o céu e fez a terra!”.
Na mesma direção está a recomendação de Paulo a Timóteo. O texto situado num tempo de perseguição intensa contra os cristãos  os ajuda e estimula a não fraquejar diante das dificuldades, mas, pelo contrário a permanecer firme e confiante na verdade que foi ensinada: “Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste”.
E de modo mais que simples e objetivo o Evangelho começa com a frase: “Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir”. As duas pessoas envolvidas na história mostram os extremos da força e da fragilidade daquele tempo. Uma viúva sem nenhuma proteção e cuidado da parte de ninguém e um juiz detentor de toda autoridade.
A indefesa viúva só tem a força da sua persistência e esta condição que lhe garante ser atendida mesmo por um homem que nada tinha de compaixão. De longe Jesus deixa transparecer que o coração de Deus seja insensível ao clamor humano, antes de tudo, afirma categoricamente: “Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa”.
Em resumo, o que está explicito na Palavra de Deus deste domingo é certeza que à medida que a criatura humana for capaz de buscar com insistência tudo aquilo que tem direito e que o faz na convicção de estar agindo com justiça não ficará sem resposta.

Na reunião de oração a comunidade inteira é convidada a fazer exatamente a mesma coisa: Ouvir e não se descuidar da fé, a fim de que a força do evangelho ajude a todos serem verdadeiras testemunhas da ação de Deus no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário