quinta-feira, 3 de outubro de 2013

NOSSA SENHORA APARECIDA

MÃE DO CÉU MORENA...


As relações contemporâneas estão cada vez mais exigindo a interpretação de sinais e símbolos. Estes por sua vez, como o próprio nome, podem ser interpretados sob diversos pontos de vista e de acordo com a ótica interpretativa ganham outros sentidos e compreensão.
A Solenidade de N. Sra. Aparecida, no contexto das festas da Igreja  tem uma significação particular para o Brasil e o seu povo. A imagem encontrada  no rio Paraíba é muito mais do que um sinal para a sociedade de outrora que entendia como normal que seres humanos fossem tratados como escravos feito mercadoria.
As leituras bíblicas sugeridas para a celebração da Igreja nesta ocasião são também repletas de sinais e símbolos que ensinam por si mesmos e permitem tirar lições para todos os tempos. A rainha Ester, cujo relato se ouve na primeira leitura, serve-se da sua beleza física, mas sobretudo da sua  Fé no Deus de Israel. Se aproxima do trono real e usando dos seus direitos faz um único pedido que nada tem de vantagem pessoal: “"Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida - eis o meu pedido! - e a vida do meu povo - eis o meu desejo!”.
O texto do apocalipse apresenta uma frágil mulher, sendo colocada à prova diante da força do dragão. Com todas as prerrogativas de um poder opressor o dragão ameaça a vida dela mesma e daquele a quem ela vai dar à luz. Eis que de novo se pode tirar a lição sob o alcance da mão de Deus. A mulher é a figura do povo fragilizado e perseguido, nos nossos tempos pode ser entendida também como a imagem da Igreja manchada e perseguida por ameaças gigantes que estão dentro dela mesma. Mas eis que a seu tempo Deus envia seus anjos e a mulher é socorrida enquanto o dragão é expulso.
Formosa e  também frágil é a vida do povo. Chega um momento no qual já não se pode mais aceitar alguns sinais de reposição do velho vinho, é necessário um vinho novo e este é Jesus – filho de Maria – é Ela mesma quem reconhece, dentre as muitas interpretações que se pode fazer do “milagre em Caná da Galileia” – que agora o que importa é deixar falar o “vinho novo” isto é seu Filho Jesus: “Façam tudo o que ele disser


Nenhum comentário:

Postar um comentário