sexta-feira, 1 de novembro de 2013

HOMILIA PARA O DIA 03 DE NOVEMBRO DE 2013

SEJAM SANTOS COM O PAI DE VOCÊS É SANTO
A vida humana é marcada por inúmeras buscas e desafios. Cada vez que se toma conhecimento de alguma condição melhor para se viver a pessoa empreende todos os esforços a fim de ir para uma determinada região, galgar um novo emprego, mudar de cidade e assim por diante.
Na solenidade de todos os santos a Igreja dá graças a Deus com estas palavras: “Festejamos hoje a cidade do céu, a Jerusalém do alto, nossa mãe, onde nossos irmãos, os santos, vos cercam,  e cantam eternamente o vosso louvor. Para essa cidade caminhamos pressurosos, peregrinando na penumbra da fé, alegres por saber que estão na vossa luz tantos membros da Igreja que nos dais ao mesmo tempo como exemplo e ajuda inestimável”.
É cada vez mais aceita a compreensão de que ser santo significa viver em plenitude as virtudes do evangelho e por isso costuma-se qualificar as pessoas com o título de santo(a) não necessariamente por ter feito muitos milagres, mas porque sua vida serve de exemplo e modelo para quem ainda está a caminho.
Quando se quer ir para algum lugar que não se conhece bem, uma atitude sábia é consultar alguém que já esteve por lá. Quase sempre aquele que é procurado dá uma série de indicações sobre como proceder, seja no caminho, seja na estadia naquele lugar estranho.
É sobre esta ótica que se celebra o dia de todos os santos. Recordam-se os irmãos e irmãs que viveram num tempo determinado, num lugar e condição específica e que acertaram os passos na vida. As leituras proclamadas enaltecem esta situação e fortalecem a confiança.
No texto do Apocalipse o autor se confia à multidão dos que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro e agora proclamam: “"A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro. Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém".
Já a carta de João faz valorizar a filiação e por meio dela ter convicção que todos são herdeiros e poderão transitar livremente na cidade do céu, cuja ação de graças se proclama na missa.
Naturalmente que aqueles que assim procederam se enquadram entre os bem aventurados de quem Jesus fala no Evangelho e a quem ele  convida: “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.
Em resumo, todos poderão participar  da multidão dos que são filhos de Deus e para isso basta tomar algumas atitudes muito simples, embora exigentes e que transformem o cotidiano das relações na família, na sociedade e na Igreja. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário