quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

HOMILIA PARA O DOMINGO 22 DE DEZEMBRO DE 2013

DEUS E HOMEM VERDADEIRO, LUZ DA LUZ, 
GERADO NÃO CRIADO...

Dentre as chamadas “verdades de fé” uma delas  os cristãos proclamam, muitas vezes sem perceber a força da expressão: “Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem”.  Frequentemente é proclamado isso sem a devida compreensão do significado. O tempo de preparação para o Natal ajuda perceber o alcance desta verdade e traz para o cotidiano palavras e textos da Sagrada Escritura que facilitam melhor compreender o que se reza sem entender.
Assim escreve Paulo aos cristão de Roma: Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação,escolhido para o Evangelho de Deus, Esse Evangelho, que Deus havia prometido, por meio de seus profetas, nas Sagradas Escrituras, e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus.” E continua com uma afirmação que é endereçada a toda a humanidade nesta véspera do Natal: graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo”.

O Senhor Jesus Cristo cuja paz e graça São Paulo anuncia a todos é o Filho de Maria que recebeu o nome de Jesus, cuja história é narrada com detalhes no evangelho deste domingo.

Assim ganha ainda mais importância a oração de todos no salmo: O rei da glória é o Senhor onipotente; abrí as portas para que ele possa entrar”.


Esta é certamente a mensagem mais importante neste último domingo do advento de 2013: Eis que Deus vai realizar grandes sinais em favor do seu povo, não é necessário molestá-lo pedindo isso e tantas vezes aquilo, antes de tudo é importante confiar: “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que ela encerra”“.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário