quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

HOMILIA PARA O DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2013

ONDE NASCE O AMOR, COLHE-SE  PÃO PARA A FOME...


É muito comum na atualidade a prática da chamada “teologia da prosperidade”, expressão que pode ser entendida como: “barganha com Deus”.  Não falta quem anuncia milagres, curas, sinais extraordinários, otimismo exagerado e assim por diante.  O tempo do Advento é  um período próprio para  alimentar o otimismo, não no sentido  espetacularizado como se faz com grande frequência. Trata-se de um tempo para mostrar que o horizonte está próximo.

Esta pode ser a ideia central que se compreende nas leituras deste terceiro domingo.  O profeta começa com um anúncio de alegria: “Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio”. Não se trata de um anúncio gratuito, pelo contrário, trata-se de uma visita extraordinária: “Vede, é vosso Deus, que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. A intervenção de Deus tem uma finalidade que se traduz em alegria conforme canta o salmo: “O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos”.

Na Segunda Leitura São Paulo faz um convite para a perseverança, certo está que os sinais de Deus nem sempre são reconhecidos no imediatismo das ações humanas e faz uma recomendação: “Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima”.

Esta a situação que Jesus mostra aos discípulos de João, quando perguntado sobre o messias. A resposta indica a perseverança e a observação dos frutos que se podem ver: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados”.

Ontem como hoje, a Palavra de Deus tem uma intenção  e um destino. A vida e os corações de todos e por conta disto é importante não se deixar levar por promessas mirabolantes, nem tampouco afundar-se na descrença perdendo a esperança.


A proximidade do natal reforça o convite: fiquem firmes e fortaleçam seus corações! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário