terça-feira, 31 de dezembro de 2013

HOMILIA PARA O DIA DO ANO NOVO 2014

AÇÃO DE GRAÇAS NO DIA UNIVERSAL DO PAZ

A existência humana é feita de atos contínuos que vão sendo marcados por novos recomeços. Assim se recomeça anualmente o plantio e a colheita, o fim e o inicio do ano escolar, a compra e a venda de bens duráveis e de consumo, e assim por diante.
Os 365 dias do ano, organizados em semanas e meses marcam também um constante reinício na vida das pessoas. Faz parte dos desejos humanos a necessidade de estabelecer metas que se quer alcançar antes de cada nova etapa na vida.
Concluindo o ano e iniciando outro uma das metas a que se propõem a humanidade é a conquista da paz. Ano após ano este desejo adquire novas interpretações e explicações.  As nações que são vítimas de ataques terroristas prometem sistemas mais eficazes de vigilância e controle.
Aqueles que, muitas vezes, promovem a guerra anunciam tempos de paz, os desejos das pessoas e das famílias se resume na expressão; “Feliz Ano Novo”.  O Papa Francisco escreveu uma mensagem para o dia da paz, na qual ele pede que seja promovido o desenvolvimento econômico, respeitoso da dignidade de todas as pessoas e de todos os povos como novo nome da paz.
A Igreja  sugere a oração de todos para que a paz aconteça e faz isso inspirada no gesto de Maria que deu ao mundo o Salvador. Neste sentido as leituras proclamadas neste dia apontam para a realização desta elementar necessidade.
No livro dos números  o autor associa a paz à Bênção do Senhor fazendo um pedido: “O Senhor te abençoe e te guarde! Faça brilhar sobre você a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para você o seu rosto e lhe dê a paz”.
Numa só voz a assembleia reza no salmo: “Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção”, que se realiza no sinal extraordinário que foi dado ao mundo pelo nascimento de Jesus: “Quando se completou o tempo, Deus enviou o seu Filho para que ninguém mais seja escravo de nada, pelo contrário sinta-se herdeiro da graça”.
O dom maior da paz é transmitido aos pastores que reconhecem  no menino de Belém a realização da profecia e por esta razão voltam glorificando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido.

É assim que também cada cristão é convidado a celebrar a ação de graças e o novo ano reconhecendo na pessoa de Jesus o Emanuel, Deus conosco, Príncipe da paz. Rezando e empenhando esforços para que a paz realmente aconteça com todos em todos os lugares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário