terça-feira, 31 de dezembro de 2013

HOMILIA PARA O DOMINGO DA EPIFANIA DO SENHOR

A LUZ BRILHA PARA TODOS

É muito utilizada a expressão: “O Sol nasce para todos” e também: “todos tem um lugar ao sol”.  No cotidiano das relações estas e outras frases representam o desejo de qualidade e dignidade na vida. Uma semana depois do natal a Igreja propõe a celebração da manifestação do Senhor, na festa que é também chamada “dia de Reis” ou epifania.
A liturgia apresenta a pessoa de Jesus como o sol que brilha para todos e que tudo ilumina e por isso mesmo a oração da Igreja pede a graça de contemplá-lo face a face. As leituras são a afirmação de tudo o que Deus realizou em favor do seu povo e que se estende para todos os tempos.
O profeta Isaias fez um convite ao povo de Jerusalém que é perfeitamente aplicável aos dias de hoje: “Levanta-te e acende as luzes, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor e ao vê-la ficarás radiante, com o coração batendo forte e todos proclamando a glória do Senhor”.
São Paulo, conclama os amigos de Éfeso a reconhecer a “graça que Deus concedeu para realizar o seu plano na pessoa de Jesus Cristo”.  O Recém nascido que provocou alvoroço em todo o mundo conhecido de outrora é o Senhor a quem se reconhece como único salvador da humanidade.
Jesus, luz de todo ser que vem a este mundo  é que merece o louvor e adoração e por causa do seu reconhecimento pede também a coragem de ter a mesma atitude dos magos: “retomar a vida por outro caminho”.

Neste primeiro domingo de 2014 a igreja reunida reza reconhecendo o Senhor Jesus como luz verdadeira que brilha para todos e que aponta novos caminhos para os novos tempos. Que este sonho aconteça e todos se deixem guiar pela “voz do menino de Belém” que se faz ouvir no sinais dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário