terça-feira, 14 de janeiro de 2014

DOMINGO DIA 19 DE JANEIRO DE 2014


SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2014

Na liturgia da Igreja o tempo denominado “comum”, longe de significar como de pouca importância, pelo contrário, implica compreender que se trata de um período no qual os cristãos assumem no seu cotidiano a missão que receberam pela graça dos sacramentos.
Por isso neste domingo se reza no salmo: “Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade!”.
Esta abertura para a realização do projeto de Deus no meio do mundo foi um sonho de todos os povos. O profeta Isaias já insistia com os seus conterrâneos: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”. 

São Paulo escreve aos Coríntios dizendo: Aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos que,  em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.

O testemunho dado por João Batista em relação a Jesus se concretiza no sacramento que o cristão recebe e portanto dele se pede a mesma atitude de Jesus: Ser um sinal de Deus nas adversidades do mundo. Convite que se pode perceber na frase do Evangelho: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

Dito de outra maneira. Todo cristão é ungido para ser no seu dia a dia luz para todos em todos os lugares, portador da Graça e da paz de Deus a fim de que o mundo creia e crendo viva melhor. Por isso mesmo no dia do batismo o ministro reza enquanto unge a testa do batizado com óleo perfumado: ‘Você foi ungido para ser no mundo sinal de Jesus Cristo – Sacerdote, profeta e pastor”

A oração de todos na assembleia reunida é uma força ao mesmo tempo que encorajamento para cada pessoa na sua missão cotidiana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário