quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 09 DE FEVEREIRO DE 2014.

4º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A – 2014

Dentre as matérias de destaque nos noticiários desta semana uma delas causou impacto maior na população e nos meios políticos. Um apagão deixou cerca de 6 milhões de pessoas sem energia. À parte das segundas intenções por traz das reportagens é certo que a falta de energia causa medo e prejuízos.
Pois é exatamente sobre esse tema que falam as leituras deste domingo. O profeta Isaías afirma que aquele que é capaz de ter um coração aberto, que acolhe o necessitado terá sua vida iluminada como uma luz ao meio dia.
Com a intenção de fortalecer a fé e se confirmar como luz que brilha para os justos os cristãos se reúnem todas as semanas em oração comunitária. Neste domingo em assembléia se reza: “Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez”.
E o próprio Jesus faz um convite para todos os que ouvem a sua palavra: “Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.
Na verdade, a oração e a Palavra de Deus ouvida tem um objetivo bem claro: Colocar aqueles que rezam e que ouvem em confronto com a sua prática de cada dia. É importante ter a coragem de enxergar as necessidades e os sofrimentos e não vacilar no que se refere a condição de ser  luz para o mundo e serviço à caridade e ao bem para todos.

A luz que brilhou para todos no dia do batismo precisa se tornar, por toda a existência, uma prática de boas obras, de vida coerente e de prática da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário