sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 23 DE FEVEREIRO DE 2014

É NECESSÁRIO IR ALÉM

Aristóteles, sábio grego que viveu por volta do ano 500 A.C já afirmava: Nós nos transformamos naquilo que praticamos com freqüência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito.”

Na atualidade é possível perceber como essa verdade se confirma com uma frequência extraordinária. Os atos de bondade e de retidão são reconhecidos diariamente e muitas pessoas são chamadas de santos.

As leituras deste domingo apontam também nesta direção: No livro do Levítico aparece um convite claro e possível para todos: “Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”.

E no salmo de resposta a assembleia é convidada a rezar reconhecendo a bondade de Deus: “O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.”

Entretanto, a ninguém é dado o direito de julgar-se melhor, ou superior aos demais. São Paulo afirma: “Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste  mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus”.

E no Evangelho Jesus reitera o convite fazendo uma série de observações em relação a fatos do dia fazendo perceber que a perfeição consiste em ir muito além do que cumprir as regras e normas. E conclui com um convite: “Rezem por aqueles que lhes perseguem e procurem ser perfeitos como o Pai celeste é perfeito”.

Reunidos na assembleia de oração a igreja inteira é convidada a rezar juntos para que a humanidade seja toda ela mais perfeita e se confirme como imagem e semelhança do criador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário