sábado, 22 de março de 2014

HOMILIA PARA O TERCEIRO DOMINGO DA QUARESMA 2014

HOJE NÃO FECHEIS O CORAÇÃO, MAS OUVI A VOZ DO SENHOR!

O terceiro domingo da quaresma nos coloca diante de uma das realidades mais fundamentais para a sobrevivência humana:  ter ou não ter água ao seu alcance. As noticias dos últimos dias sobre a falta de água em grandes cidades e o baixo nível dos reservatórios que abastecem metrópoles brasileiras trouxe à discussão velhos problemas, tais como a falta de infraestrutura  para atender as crescentes populações nas grandes cidades. Este tema aparece fartamente nas leituras deste domingo, seja para mostrar o sofrimento humano dos envolvidos, seja para mostrar a necessidade de buscar socorro onde se pode achar.
Assim no livro do Êxodo o povo está revoltado com a falta de água provada na longa travessia do deserto. Moisés, preocupado com tudo,  não tem uma alternativa que responda aos reclames do povo.  Faz exatamente aquilo que pode ser feito também na atualidade. Busca conselho com alguém mais experiente. Neste caso com Deus. E a resposta é decisiva:  “Vai até o rochedo do monte Horeb e provoque um ferimento na pedra”.  A ação de Moisés é confirmada pela presença de Deus e de onde parecia impossível, surge água para atender as necessidades de todos.
Por isso também  os cristãos são convidados a rezar no salmo: “Não fechem os corações, ouçam antes a voz de Deus”.  A voz de Deus, São Paulo afirma  que  se fez ouvir na pessoa de Jesus Cristo  desde muito tempo, antes ainda que o mundo tivesse consciência dessa verdade.
A longa história da mulher Samaritana permite ainda melhor compreender como Jesus é verdadeiramente humano e divino. Humano que cansa e experimenta a  sede e outros sofrimentos, nesta condição procura abrigo nos recursos humanos.  Divino que oferece sua condição para modificar a atenuar os sofrimentos alheios.
Diante do poço estabelece um diálogo capaz de transformar a anônima mulher pecadora em missionária e testemunha dos sinais que Deus estava realizando.
Do mesmo modo que a mulher samaritana deixou sua vasilha junto ao poço que lhe parecia seguro, os cristãos são convidados, por meio da oração, do jejum, da esmola e da penitência deste tempo, a sair das suas certezas e procurar outros lugares  e alternativas para saciar sua sede de vida e de verdade.
A oração da Igreja reunida é uma forma de dar coragem a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário