sábado, 5 de abril de 2014

HOMILIA PARA O DIA 06 DE ABRIL DE 2014

NO SENHOR ESTÁ A GRAÇA E REDENÇÃO


A prática de sepultar os mortos, consolar os vivos  e chorar por aqueles que partiram é uma prática de solidariedade presente em quase todas as culturas. Nos povos latinos o sentimento de cuidado com os mortos é uma forma de manifestar o respeito e a solidariedade por quem partiu e por seus familiares. A Doutrina Católica ensina ainda que rezar com os vivos pelos mortos é uma forma fazer comunhão com todos. 
Não sem razão o Salmo que se reza neste domingo diz assim: Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!”. Trata-se de uma prece que brota do fundo do coração para alguém que é a única esperança e pode não deixar morrer a esperança.
As outras três leituras deste domingo ajudam a compreender a vida a partir desta mesma situação: O profeta Ezequiel faz uma afirmação fantástica: Porei em vós o meu espírito para que vivais”. E São Paulo na Carta aos Romanos afirma: “O Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós”.
Estas duas afirmações são confirmadas na longa história da ressurreição de Lázaro. Desde o momento em que Jesus soube da doença do amigo. Vai ao encontro das pessoas sofredoras com pela experiência da morte. Estabelece com Marta um diálogo confortador ao mesmo tempo em que lhe facilita compreender a ação de Deus que pode se realizar para quem crê.
Diante da afirmativa dada por Marta: “Eu creio, Senhor, que tu és o Filho de Deus que deveria vir a este mundo”. Jesus faz acontecer exatamente o que era sonho e desejo de todo Judeu: “Lázaro vem para Fora” e ainda “'Desatai-o e deixai-o caminhar!”.
Ontem como hoje as situações nas quais a morte bate a nossa porta são muitas. Algumas se tratam da morte física, outras da morte espiritual e da morte em diversas circunstâncias humanas. Em todas as situações acreditar na Palavra de Deus é uma condição indispensável para reacender a esperança.
Não calar-se diante das diversas formas de morte provocadas pelo tráfico de pessoas é uma atitude de fé que pedida a cada cristão nesta quaresma. A oração da Igreja ajuda a todos ter convicção como a de Marta e agir como tal: “Eu creio Senhor”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário