quinta-feira, 17 de abril de 2014

HOMILIA PARA A QUINTA FEIRA SANTA - 2014

VEJAM COMO ELES SE AMAM!


Dificilmente ouve-se alguém dizer que uma pessoa ama a outra por causa das declarações de amor que se trocam mutuamente. Entretanto, muito facilmente se toma conhecimento de gestos, atitudes e hábitos que mostram o amor de uns pelos outros. E então sim estas práticas são valorizadas e até imitadas em certas ocasiões.
Pois é a partir de gestos que ao recordar a vida, paixão e morte de Jesus que os cristãos se reúnem com uma intenção clara e objetiva: traduzir para suas vidas e práticas cotidianas os mesmos sentimentos e hábitos de Jesus e daqueles que lhe seguiram.
A celebração da quinta feira santa tem dois momentos distintos que ensinam a mesma lição. No gesto do Lava-pés os cristãos são convidados a recordar a dimensão de serviço de uns para os outros. E na instituição da Eucaristia aprender repartir e se entregar para que a vida seja plena e mais digna para todos.
A leitura do Antigo Testamento recorda a ação de graças pela ação de Deus que garantiu a liberdade ao povo escravizado. E desde aquele o tempo os judeus nunca mais deixaram de fazer memória deste que foi o maior feito da história do seu povo. A leitura conta com detalhes como Deus os salvou da morte e os libertou da escravidão.
Na mesma direção estão as palavras de São Paulo aos Coríntios. No texto ele recorda o sentido novo que foi dado à Pascoa com a morte e a ressurreição de Jesus. São Paulo insiste que a memória daquilo que Jesus realizou acontece quando os cristãos fazem a experiência da partilha, ao mesmo tempo deixa claro que a falta de solidariedade e de comunhão mostram que os que celebram não aprenderam ainda as lições deixadas por Jesus.
Já a longa narrativa do Lava-pés, não faz nenhuma referência explícita à instituição da Eucaristia, nem tampouco insinua a importância da partilha. Realizado, no contexto de uma refeição, o gesto de Jesus lavar os pés dos discípulos aponta para um hábito que ele acaba recomendando a todos: “Vocês entendem o que acabei de fazer? Se eu o Mestre e Senhor lavei, os pés de vocês, também Vocês devem lavar os pés uns dos outros”.
Dois mil anos depois e noutro contexto social os que acreditam e celebram a memória do Senhor são chamados a fazer gestos de serviço e de promoção da vida de todos. Promover a vida significa ir de encontro com aquilo que o Papa Francisco recomenda: “Preocupem-se uns com os outros, animem-se e ajudem-se mutuamente”.
Que esta seja a primeira e maior lição a ser levada para a vida por todos aqueles que celebram a Quinta Feira Santa  com o Lava-pés e a instituição da Eucaristia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário