sexta-feira, 23 de maio de 2014

HOMILIA PARA O DIA 25 DE MAIO DE 2014

CONTEM, PARA TODOS  O BEM QUE O SENHOR FEZ...

Faz parte do dia a dia dos cristãos poder afirmar situações nas quais pode provar o amor de Deus tornado concreto em suas vidas. Seja por conta de uma doença, de algum outro sofrimento físico, por ocasião de algum negócio ou situação de desconforto com pessoas se quer bem, no trabalho ou na família. E nestas ocasiões irrompe do mais profundo do ser humano uma prece de ação de graças que pode ser comparada com o salmo que se reza na liturgia deste domingo: “Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor”!

A oração deste salmo tem sua origem na ação de  graças a Deus por ocasião da libertação da escravidão dos filhos de Israel que se concretizou na passagem do mar vermelho. Na liturgia deste domingo ele aparece fazendo compreender a ação de Deus que ressuscitou Jesus dos mortos, que deu força e coragem aos discípulos para anunciar esta verdade e despertar a fé em muita gente por todas as partes do mundo conhecido outrora.

Assim é o texto dos Atos dos Apóstolos proclamado neste domingo: “Felipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. As multidões seguiam com atenção as coisas que Felipe  dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. Era grande a alegria naquela cidade”.

Naturalmente que decisões sérias como a conversão que as pessoas vinham fazendo, ao ouvir os ensinamentos dos apóstolos, criavam situações de medo e conflito entre aqueles que estavam acostumados a outro estilo de vida. Pedro na segunda leitura faz um convite e um pedido aos convertidos: “Caríssimos: Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir”. Ele faz esta convocação a partir de uma certeza: Cristo morreu e ressuscitou, Ele é o exemplo para ser seguido.

No texto do Evangelho Jesus faz ver aos discípulos que lhes é pedido uma escolha firme e coerente: “Se me amam, observem os meus mandamentos” Esta regra de ouro não deixará ninguém no abandono, no medo, e na insegurança. Aquele que assim proceder reconhecerá que de Jesus mesmo virá o defensor, isso é, o Espírito Santo. Aquele que será força na caminhada e luz em toda a estrada.

A mesma certeza que alimentou os discípulos é que conforma e sustenta as comunidades do terceiro milênio. Estes continuam acreditando que o Espírito vem em favor de suas fragilidades e fraquezas. Neste sentido a Igreja reunida em oração continua pedindo e agradecendo a força do Espírito Santo que garante a continuidade da missão e da vida nova que Jesus trouxe com sua vida e sua Palavra.

Que esta seja também a certeza dos cristãos reunidos em cada domingo na prece e na solidariedade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário