sábado, 7 de junho de 2014

HOMILIA PARA O DIA 08 DE JUNHO DE 2014

RECEBAM O ESPÍRITO SANTO...

O pouco tempo que nos separa da abertura da copa do mundo e a expectativa em relação ao desempenho da seleção da brasileira na competição, bem como o comportamento dos brasileiros em relação a tudo o que vai acontecer nestes dias é objeto de especulações pelo mundo inteiro.  A chegada das delegações, a recepção às autoridades e torcedores, enfim tudo cria um “que” de mistério uma mistura de medo e de esperança.

Esta sensação pode ser descrita e comparada com o sentimento que se lê em relação aos discípulos e seguidores de Jesus e da sua Palavra depois da sua morte e ressurreição. Acreditando na Palavra do mestre eles tinham certeza que algo de muito bom e extraordinário iria acontecer. Mas ao mesmo tempo estavam tomados de medo e insegurança.

50 dias depois da Páscoa a Igreja convida a fazer memória do Pentecostes. Trata-se de atualizar o dom enviado por Deus que recorda todos os favores e benefícios que o povo de Israel havia experimentado ao longo da história. Nas palavras de Jesus trata-se de reconhecer o advogado, o defensor, o Espírito da Verdade que o Pai envia em seu nome.

No Evangelho Jesus confirma a ação do Espírito Santo na pessoa dos apóstolos e lhes garante eficácia na sua missão. Isto é, pela graça que recebem os apóstolos terão uma tarefa muito especial: “A quem perdoarem os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. Dito em outras palavras: tudo o que fizerem de bom, justo e agradável, será entendido como obra e graça do Espirito Santo.

E Jesus envia os discípulos com a mesma autoridade que o Pai lhe enviou. Esta situação confirma o que se reza no salmo deste domingo: Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras Encheu-se a terra com as vossas criaturas”.

A alegria que tomou conta dos seguidores de Jesus quando se reconheceram cheios do Espírito Santo, pode ser comparada, de modo infinitamente menor, com a conquista do título mundial que de algum modo todo brasileiro sonha alcançar ao final da copa.

Naturalmente que a Palavra de Deus posta para este dia, pede  e favorece muito mais que isso. É de se esperar que os cristãos deste milênio compreendam-se como sinal da presença de Jesus Cristo no mundo. Assim se reza no dia do Batismo: “Você foi ungido para ser no mundo sinal de Jesus Cristo, sacerdote, profeta e pastor, sendo para todos o bom perfume de Jesus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário