sexta-feira, 22 de agosto de 2014

HOMILIA PARA O DIA 24 DE AGOSTO DE 2014

OUSAR, É O DESAFIO DO DISCÍPULO


O mundo contemporâneo aponta cada vez mais desafios e maiores exigências para todos.  Uma das exigências é abertura para o outro e confiança irrestrita com espírito de cooperação e cooperativismo. Seja, nas casas, empresas, escolas, igrejas, clubes de serviço, cada vez   mais é necessário cultivar a capacidade de delegar funções e responsabilidades. De modo simbólico isso é o mesmo que dizer: “Fulano de tal entra pela porta dos fundos da minha casa... ou ainda beltrano tem a chave dos meus negócios... o que sicrano fizer eu assino embaixo...” e assim por diante. Todas estas expressões servem para indicar que as pessoas tem confiança e acreditam na colaboração de outros no exercício de suas atividades e responsabilidades.

A Palavra de  Deus prevista e proclamada na liturgia deste domingo tem seu cerne na condição de confiança que Deus estabelece com a humanidade e com os seus colaboradores. No texto do profeta Isaias ele anuncia a demissão de um colaborador que já não merecia mais a confiança daquele a quem servia, no caso Deus, e a contratação de outro para realizar a mesma atividade: “Eu vou te destituir do posto que ocupas e demitir-te do teu cargo, chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias”,

O mesmo teor  se pode compreender na carta de São Paulo aos Romanos: “Tudo é dele, por ele, e para ele”, dito com outras palavras: Ao Senhor pertence a chave que da acesso a tudo, e por isso mesmo ele dispõe a quem quiser.
E de fato na pessoa de Jesus, o Filho, Deus mostra o caminho, a porta e o modo para entrar na posse do seu reino. Àqueles que seguem a Jesus e nele acreditam recebem a mesma responsabilidade. É o que acontece com Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as  chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Por força das ocupações e da fé que cada pessoa cultiva ela é chamada a responder  quem é Deus e qual o significado desta presença na sua vida. Em algum momento a pessoa é interpelada como foram os discípulos: “Para vocês quem sou eu”. Responder com a firmeza de Pedro poderá transformar cada pessoa  numa pedra firma na construção de um mundo melhor  e mais humano.


Esta igreja se constrói  com a oração de todos e com a força da Eucaristia que se celebra a cada domingo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário