sexta-feira, 26 de setembro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 28 DE SETEMBRO DE 2014

QUANDO A VIDA E A BÍBLIA SE ENCONTRAM...

A vida humana é feita de sentimentos, de necessidades, de realizações e frustrações. Um dos sentimentos muito forte em todos é a incapacidade de realizar tudo o que sonha com as próprias forças. Por causa disso e sabiamente, o ser humano procura parceiros e amigos, muitas vezes um ombro para chorar. Uma ajuda indispensável costuma vir do padrinho e da madrinha. Não raro se diz: “o melhor parente é o primeiro vizinho”. Quando se trata de política então a coisa é mais forte ainda. Os afilhados dos políticos são sempre beneficiados com vantagens muitas vezes nada legais e muito menos morais. Em resumo, o ser humano é uma criatura de necessidades e cultiva com muito apreço o sentimento de incapacidade que o faz partilhar sonhos e sofrimentos.
O salmo que se reza na missa deste domingo é uma oração que tem expressado essa condição humana: Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação; em vós espero, ó Senhor, todos os dias!”.
O mesmo sentido tem a leitura do profeta Ezequiel na medida em que garante a ajuda de Deus para aquele que se propõe a andar nos caminhos do bem e da verdade. O profeta afirma que para estes Deus é a companhia segura e inseparável.
E São Paulo, escreve aos filipenses fazendo um convite que pode ser aplicado também na atualidade: Se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, tornai então completa a minha alegria:
aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro”.
É claro que nos três casos, não basta reta intenção e boa vontade. O que está sendo pedido é coerência de vida. Ou seja, agir de acordo com aquilo que se acredita. Esta falta de concordância entre o que e diz e se deseja e as ações de cada dia é o assunto da conversa entre Jesus e os doutores da lei no seu tempo.
Contanto a parábola dos dois filhos, um que mesmo não demonstrando sua pronta aceitação acaba tendo uma atitude adequada e o outro que tinha boas intenções, mas nada de boas práticas. Jesus faz uma advertência aos chefes do povo. Estes conheciam as escrituras, estavam sempre prontos a dar seu sim pra tudo, e muitas vezes não cumpriam as promessas e propósitos que realizavam. Para estes Jesus diz: “'Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele
Vós, porém, mesmo vendo isso”.
Esse desafio de Jesus vale também para cada pessoa em qualquer função ou local em que esteja. Mais do que palavras bonitas é importante que as palavras venham acompanhadas das ações. Assim ganha ainda mais sentido celebrar neste domingo o dia da Bíblia. Como um livro, portanto um livro de palavras a Bíblia é a única e verdadeira Palavra de Deus e que encontra seu sentido quando “A vida e a Bíblia se encontram”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário