sábado, 4 de outubro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 05 DE OUTUBRO DE 2014

PRODUZAM FRUTOS DE JUSTIÇA

O voto dos brasileiros neste domingo definirá o futuro  do País pelos próximos anos.  A seriedade com que cada eleitor fará uso deste direito que é um instrumento para a prática da  justiça pode ser entendida como um exame de consciência em relação à participação e capacidade de perceber os sinais do Reino de Deus no meio do mundo.
A primeira leitura e o Evangelho proclamados na liturgia podem perfeitamente ser aplicados aos eleitores e aos candidatos que se apresentam para receber o voto de  confiança.
O profeta Isaias fala de uma vinha plantada e cuidada com todos os  recursos e que, no entanto, não teve produção adequada. A leitura termina dizendo que a vinha é o povo de Israel, por quem Deus havia demonstrado muito cuidado. Ora, se o texto fosse aplicado aos cidadãos brasileiros, certamente se poderia perguntar: Em que medida cada pessoa cumpriu o seu papel na família, na escola, na sociedade, na Igreja, e assim por diante. O direito de escolher representantes dignos e altura das responsabilidades está sendo merecido? Do mesmo modo se poderia perguntar quanto aos candidatos que se apresentam: São pessoas de ficha limpa? Aqueles que já exercem algum mandato eletivo cumpriram o seu papel “recompensando a sociedade pela confiança que neles foi depositada”?
Já no Evangelho, mais uma vez, Jesus está com os doutores da lei  dialogando com eles Jesus retoma o texto do profeta Isaías que os entendidos em escritura sabiam muito bem. Quando Jesus lhes pergunta sobre qual atitude o dono da vinha  deveria tomar com aqueles que não cumprem corretamente suas obrigações,   eles não tem dificuldade em responder: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e  arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
Uma vez dada esta resposta, Jesus aplica a eles mesmos dizendo que o Reino de Deus lhes será tirado e dado a outros. Neste sentido,  o Evangelho pode também ser aplicado ao Brasil, aos brasileiros e aos candidatos. O poder do voto pode dar e tirar a confiança, vai depender de seriedade dos eleitores. Para todos cabe a sentença do profeta: “Eu esperava deles frutos de justiça – e eis a injustiça, esperava obras de bondade e eis a iniquidade”.

É neste aspecto que ganha ainda mais importância a oração da comunidade que reunida que sobe ao céu como se faz no Salmo que é rezado na liturgia deste domingo: “Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!  Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a vossa face! Se voltardes para nós, seremos salvos!  A vinha do Senhor é o Brasil e os brasileiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário