sexta-feira, 10 de outubro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 12 DE OUTUBRO DE 2014

SANTA MÃE MARIA...

Na piedade católica os nomes dados a Maria são incontáveis. As diferentes Igrejas Cristãs contestam muitas das práticas devocionais que os católicos fazem e até algumas verdades sobre a pessoa de Maria. Mas uma coisa ninguém pode negar: Ela é a Mãe de Jesus. Diante deste fato todos os outros títulos e devoções são muito menos importantes. O padre Zezinho, na sua sabedoria musical canta: “O povo te chama de Nossa Senhora, por causa de Nosso Senhor, O povo te chama de mãe e rainha porque Jesus Cristo é o Rei dos céus” Esta é  mais absoluta verdade.

Neste domingo em que a Igreja celebra a Mãe Aparecida vem à mente e ao coração de todos a presença acolhedora e carinhosa daquela que nunca se esqueceu de nós em seu amor. Os poucos relatos bíblicos que falam de Maria, fazem perceber que ela está próxima das pessoas nos momentos que mais precisam.

No relato de hoje a parábola da transformação de água em vinho. Muito mais do que o fato relatado por João como o primeiro milagre de Jesus, é importante reconhecer o sentido que está por trás do relato. O Vinho novo da festa de casamento é a própria pessoa de Jesus que para a história do mundo dividiu o tempo em Antes de Depois. Para os cristãos ele é o Vinho Novo da nova relação de Deus com a humanidade.

Tudo o que era velho passou, todas as profecias e promessas foram cumpridas na pessoa de Jesus que se fez homem. Ora e neste sentido qual é a importância de Maria? Deus a escolheu, Ele quis precisar da mediação humana para dar ao mundo o Vinho Novo. 

Aceitando ser a mãe de Jesus a mulher de Nazaré começa sua primeira tarefa que consiste em aproximar a humanidade de Deus.  Sem muitas palavras e com muito trabalho Maria aparece como figura indispensável no projeto de dar Cristo ao mundo.


O diálogo  das bodas de Caná continua sendo sintetizado no mais extraordinário conselho que a Mãe de Jesus oferece para a humanidade: “Façam tudo o que Ele lhes disser”.  Reunida em oração a Igreja dá graças a Deus pela figura de Maria na história da salvação ao mesmo tempo pede a graça de ser sempre mais acolhedora do conselho mariano. Neste sentido todos rezam com todos: Mãe de Jesus Maria me empresta, por favor, o teu coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário