quinta-feira, 16 de outubro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 19 DE OUTUBRO DE 2014

DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR E A DEUS O QUE É DE DEUS...

Estamos vivendo os últimos dias da “corrida presidencial” entre os temas que ocupam boa parte dos debates sobre a função da pessoa que vai ocupar a mais alta responsabilidade no País estão questões relativas a carga tributária, a corrupção, a distribuição de rendas, a função dos bancos públicos, ao acesso ao crédito, ao trabalho, saúde e educação.
Quem fez o que, quem faz o que, quem deixou de fazer, são todos assuntos em pauta nestes dias. Diante disso qual deve ser a posição cristã no meio destas inúmeras situações e preocupações que envolvem o futuro de cada pessoa e do Brasil inteiro.  A quem confiar o voto para exercer tão importante tarefa?
Ora, a Palavra de Deus proclamada neste domingo parece responder com serenidade esta questão. O profeta Isaias fala sobre as funções do administrador no seu tempo e diz assim: Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me  reconheceres, para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.
E São Paulo, com seus companheiros escreve aos tessalonicenses o que pode ser uma espécie de carta para as comunidades cristãs do nosso tempo: Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância”.
Por sua vez, no evangelho é Jesus quem desmonta a armadilha dos entendidos em escritura, os mestres do povo de Israel: “'Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” E Jesus fez com sabedoria este discernimento, pois, como disseram os próprios fariseus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros,
pois não julgas um homem pelas aparências”.
Esta Palavra de Deus é um grande auxílio para a escolha que o brasileiro fará no próximo domingo: Escolher um governante que não se coloque no lugar de Deus, como o salvador da Pátria  e que se diga capaz de resolver todos os problemas num piscar de olhos. Votar em alguém que não se julgue saber todas as coisas, mas que seja capaz de procurar ajuda e se deixe guiar pela Palavra de Deus. E finalmente cumprir o dever de cidadão: Os impostos não são justos, mas são legais. Pagar de modo correto todos os tributos é uma condição cristã, pagar e exigir que eles sejam reduzidos, simplificados, e aplicados corretamente em benefício da população inteira e não em benefício de alguns.

Rezando em comunidade a Igreja pede por todos e com todos eleva ao Pai ações de graças e preces para que o Brasil seja uma terra de todos onde se reconheça que o único Deus verdadeiro é o Pai criador de tudo e de todas as coisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário