sexta-feira, 24 de outubro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 26 DE OUTUBRO DE 2014

FILHINHOS, NÃO AMEMOS SÓ COM PALAVRAS, MAS TAMBÉM COM ATOS...

Dentre os muitos conceitos para a palavra “AMOR”, um deles significa respeitar o outro, seu modo de ser, suas convicções, seu pensamento, sua liberdade e assim por diante.  Nestes últimos dias da campanha eleitoral é possível ver em todos os níveis  e por diferentes pessoas a falta de respeito pelo pensamento e pela escolha política de cada um. E pior que isso tudo feito em nome da fé, por gente que se diz cristão e que até frequenta regularmente a Igreja.
Estas atitudes, na verdade, acompanham o ser humano  ao longo da sua existência.  No texto proclamado do livro do Êxodo  é possível notar com clareza que os judeus, povo escolhido e libertado por Deus, tinham práticas discriminatórias em relação aos estrangeiros e a quem pensava diferente deles.  O autor do livro lhes faz uma dura advertência pedindo o respeito, o cuidado e o amor para com todos e ao mesmo tempo faz uma ameaça: “Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. Se os maltratardes, gritarão por mim e eu ouvirei o seu clamor. Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas
e órfãos os vossos filhos”
.
São Paulo, pelo contrário,  na carta aos tessalonicenses faz um elogio àquela comunidade que se tornou um sinal do amor de Deus E vós vos tornastes imitadores nossos, e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações... Assim, nós já nem precisamos falar, pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro”.
No evangelho, mais uma vez os entendidos em escritura preparam uma armadilha contra Jesus: “Mestre qual é o grande mandamento da lei”. Mais uma vez a sabedoria do Filho de Deus se  sobrepõe à esperteza dos seus conterrâneos. Ele não faz uma hierarquia, mas apresenta dois lados do mesmo mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo”.
Com esta afirmação Jesus declara  que todas as outras atitudes dependem deste comportamento. Naturalmente que a Palavra de Deus que se proclama neste domingo tem relação direta com toda a ação humana.

Sendo possível tirar uma lição para a vida cotidiana ela é muito simples e fácil de ser vivenciada: “Não amemos só com palavras, mas também com atos”.  É isto que a Igreja reunida pede em oração comunitária como se faz no Salmo: “Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, a minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário