quinta-feira, 13 de novembro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2014

ORA ET LABORA – REZA E TRABALHA...

Uma das preocupações modernas é com um futuro, com a aposentadoria, com  a velhice, com a segurança em relação ao amanhã.  Fala-se com muita frequência em plano de previdência,  poupança para quando envelhecer, fazer alguma reserva para quando tiver necessidade e assim por diante.  Toda essa preocupação tem sua razão e importância, mas não resta dúvida que elas vão acontecendo de acordo como a pessoa conduz o seu dia a dia.

Assim também acontece em relação à vida de fé, à esperança na vida eterna, ao encontro definitivo com Deus e assim por diante. No calendário litúrgico este é o penúltimo domingo do ano. As leituras que são proclamadas apontam para o resultado das escolhas que cada um fez ao longo do ano em relação à vivência dos valores e sua prática espiritual.

No livro dos Provérbios, tem-se  uma espécie de desenho de como pode ser o futuro de uma pessoa a partir da sua prática diária: Referindo-se  à mulher como companheira fiel do marido o autor fala que é feliz a pessoa que tem ao seu lado alguém que seja trabalhador, honesto, caridoso, sincero, o texto diz assim: “Feliz o marido que confia plenamente na sua esposa, ela não lhe trará nenhum desgosto... o encanto é enganador e a beleza é passageira, quem teme o Senhor merece louvor”.

Deste modo o salmo que a comunidade é convida a rezar repete com insistência: “Felizes são os que amam o Senhor e trilham seus caminhos”.  Nesta mesa direção está a palavra de São Paulo aos Tessalonicenses: “Vocês são filhos da luz, então caminhem como gente que vive nesta condição. Não se deixem enganar”.
E a longa parábola dos talentos termina com uma conclusão lógica, não se trata de uma ameaça, ou de um castigo. Aquele que nada fez para fazer seus talentos crescer pode ter certeza de uma coisa: “perderá até aqueles que julga possuir”. Ninguém vai lhe tirar, mas estes se perderão pelo caminho da sua inoperância.
Neste sentido se pode compreender a preocupação com o futuro, ela tem sim importância, mas ganha segurança à medida que a pessoa vive cada dia fazendo  máximo que pode para que seu cotidiano seja melhor.
Deus colocou o mundo inteiro a disposição do ser humano, para que  o seja cuidado e melhorado. Esta realidade só vai acontecendo quando cada um fizer a sua parte. Para isso os cristãos contam sempre com a oração de todos e com a prece da Igreja.

Reunindo-se agradecem o que recebem e proclamam o desejo de continuar administrando com zelo os dons que receberam do criador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário