sábado, 22 de novembro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2014

REINO DA VERDADE E DA JUSTIÇA, DO AMOR E DA PAZ...



Não é raro que se ouça a expressão: “Missão cumprida”. Estas palavras significam que a pessoa a quem elas se aplicam deu conta do recado, terminou bem uma tarefa, realizou com perfeição a atividade que havia se proposta a fazer e assim por diante.  E quando termina bem o sujeito se considera realizado e normalmente recebe felicitações daqueles que estão próximos ou que reconhecem o êxito do empreendimento.
Na liturgia da Igreja, este é o último domingo do ano e nele se celebra a solenidade de Cristo Rei do Universo. O título dado a Jesus, muito mais do que significar a grandiosidade da pessoa significa o reconhecimento pelo cumprimento da sua obra. Deus que se fez homem veio para reunir em torno de si toda a humanidade. 
O texto que São Paulo escreve aos coríntios e que foi proclamado hoje diz: A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. Pois é preciso que ele reine até que todos os seus
inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.

E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos”
.
De fato esta a realeza de Jesus: Dar um basta a tudo o que causa o fim. São Paulo é categórico: Quando ele destruir a morte, então será o fim. E foi exatamente isso que fez Jesus, ressuscitando garantiu que nele todos terão a vida.
É neste sentido que se lê a parábola do Juízo Final. As consolações que o Rei oferece, são para aqueles que em vida fizeram alguma coisa a favor da vida. Vinde benditos de meu Pai, porque eu estava necessitado e vocês vieram me ajudar! Por outro lado as desfortunas para quem nunca colaborou com a fragilidade e a necessidade alheia não poderia ser outra: “afastem-se de mim malditos”.
É com este espírito que a liturgia faz reverência a Cristo Rei, o Senhor que deu a vida e tudo fez para que as pessoas pudessem viver melhor. Esta será também a recompensa e a titulação que cada cristão receberá de acordo com as ações que tenha desenvolvido ao longo dos seus dias.
Nenhum título é mais importante do que o consolo de ser chamado: “Vinde benditos de meu Pai e recebam  o Reino que lhes foi preparado”.
A Igreja reunida nesta solenidade reza unida para que o mundo todo reconheça que pode colaborar com a construção de um reino da verdade, da justiça, da paz e do bem.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário