sexta-feira, 28 de novembro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2014

BRILHE A VOSSA LUZ...

Os noticiários desta semana acenaram para uma situação que a liturgia deste domingo tem em alta estima. O tempo do advento nos quatro domingos que antecedem o natal é repleto desta certeza, isto é, o Cristão vive da e na Esperança.
Podemos citar a viagem do Papa à Turquia com seu apelo pelo diálogo e a tolerância entre as religiões, no Brasil o anúncio da nova equipe econômica do governo que reacendeu as luzes da credibilidade no crescimento e na garantia de estabilidade da economia. As multidões que foram as lojas na sexta fera de promoções, o estado de saúde do rei Pelé.  Todas estas tem seu fio condutor na Esperança de que algo bom possa acontecer.
Isto é o advento, faz os cristãos se sentirem ávidos e grávidos de esperança.  O profeta Isaías proclama: “Ah! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti... Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos”. O profeta tem certeza que Deus trata a cada um como se dele fosse um pai. Toda a primeira leitura é eco de Esperança.
Do mesmo modo a resposta que os cristãos rezam no salmo de resposta: “Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!”.
Aos coríntios, São Paulo convoca a reacender a esperança e fazer com seriedade a obra que aprenderam quando conheceram o evangelho de Jesus Cristo: “Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós”. 
O alerta que Jesus faz no evangelho é se situa no contexto das provações e dificuldades que continuam ameaçando a o cotidiano das pessoas, diante disso ele fala com veemência: ‘Fiquem atentos...  portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”“.
Nos dias que antecedem o natal, mais do que nunca é importante ser perseverantes em fazer o bem, em construir comunhão. É necessário não perder a esperança, a alegria e a confiança.

Que a oração intensa deste tempo ajude os cristãos a se mante vigilantes e que sua luz brilhe diante de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário