sábado, 1 de novembro de 2014

HOMILIA PARA O DIA DE TODOS OS SANTOS 01/11/2014s

SEJAM SANTOS, COMO O PAI DE VOCÊS É SANTO...

No dia do batismo os cristãos recebem uma missão, um privilégio e uma graça. Com a unção do óleo a as palavras do ministro: “Você foi batizado para ser no mundo sinal de Jesus Cristo  sacerdote, profeta e pastor.
Estas palavras são suficientemente claras para fazer entender  que significa ser santo. Porém a festa de todos os santos, colocada na liturgia da Igreja para o dia 01 de novembro reforça essa incumbência e ajuda a melhor compreender o sentido da expressão: “Sejam santos como o Pai de vocês é santo!”.
No texto do Evangelho, mais uma vez Jesus aparece falando para uma multidão, em nenhum momento no discurso de hoje ele usa a expressão Santo, mas repete 9 vezes a expressão “Bem aventurados”, cujo significado pode ser entendido como “Felizes”.  Ora, claro está que para ser feliz algumas condições são necessárias e Jesus também relata diversas destas condições: “pobreza de espírito, mansidão, misericórdia, cultivar a justiça, pureza de coração, ser pacificador, não guardar mágoa e se preciso for sentir também aflição.
Todas estas situações Ele mesmo experimentou em sua vida terrena, no seguimento daquilo que fez Jesus muitos homens e mulheres, no seu tempo e na sua história de vida também vivenciaram. Por isso eles são chamados de santos, e muito mais do que aqueles que são venerados em nossos altares, a multidão dos santos se confirma por  aqueles que tem o privilégio, de ser chamado “Filho de Deus”, ou como se reza no salmo: “Tem as mãos limpas e inocente o coração” e que a primeira leitura proclamou são aqueles que cantam "Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém"
Sem receio e sem hipocrisia todos podem fazer da multidão que ninguém pode contar que estará de pé diante do trono e do cordeiro e a condição é simples e já foi vivida por muitos: Ser no meio do mundo Sinal de Jesus Cristo.

Deixar-se transformar em Corpo de Cristo, como se reza na oração Eucarística em cada missa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário