sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 14 DE DEZEMBRO DE 2014

FIQUEM SEMPRE ALEGRES...

Dentre as coisas bonitas que a vida oferece, algumas podem ser descritas sem muitas palavras, entre elas:  O sorriso de uma criança, a maneira singela como as crianças dizem – obrigado, o abraço inocente que os pequenos sabem dar como retribuição pelo menor gesto de carinho que recebem, e assim por diante. Em resumo, agradecer, reconhecer, retribuir, ser cordial, é uma atitude profundamente humana e que se aprende desde a mais tenra infância.
Estas atitudes estão presentes no texto de Isaias proclamado neste terceiro domingo do advento.  Diz o profeta: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para proclamar um tempo de graça”. Com esta certeza  conclui: “Exulto de alegria no Senhor e minha alma se alegra no meu Deus, porque Ele fará germinar a justiça e a glória diante de todos”.
A louvação do Profeta está na boca de outros personagens do Antigo Testamento e ganha força maior depois que foi proclamada também por Maria, quando saudada pela prima Isabel. A liturgia deste domingo colocou na boca da Igreja, em forma de Salmo o cântico de Maria que é a repetição do que havia dito Isaias: “A minha alma se alegra no Senhor e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador”.
Mais tarde São Paulo recomenda aos cristãos de Tessalônica: “Fiquem sempre alegres, deem graças a Deus em todas as circunstâncias”. Esta exortação é dada para uma comunidade que sofria perseguições e muitas dificuldades, nestas circunstâncias  o apóstolo insiste: “Afastem-se de toda a maldade e Deus estará com vocês”.
Os conterrâneos de João Batista não conseguiram entender o papel do precursor, as palavras e ações do Batista incomodavam a muitos  por isso mesmo lhe enchem de perguntas. Não eram capazes de aceitar as advertências feitas por João, nem tampouco reconhecer que o Messias estava próximo.  Depois do interrogatório João faz a última advertência: “abram o olho: O messias está no meio de Vocês, e Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
Estamos no terceiro domingo do advento, o momento é oportuno para deixar borbulhar os sentimentos de gratidão e generosidade que se aprendeu desde criança. O momento é de confirmar que os cristãos encontram motivos de sobra para “estar sempre alegres”, tanto mais que o Natal está chegando e com ele muitas oportunidades para fazer que a vida seja melhor e vivida com mais dignidade por todos.
A igreja reunida reza e celebra a ação de Graças do Deus que vem. Celebrando em comunhão a  assembleia dos fiéis pede que todos reconheçam e facilitem a mudança que o Natal sugere na vida de todos e para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário