sábado, 20 de dezembro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2014

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor...

Em algum momento da vida, cada pessoa já experimentou a sensação de vislumbrar a realização de algum sonho que parecia distante. Pode ter sido a formatura própria ou de alguém muito próximo, eventualmente um novo emprego, o sonho de ter a casa própria, uma colheita farta, um carro novo e assim por diante. Todas essas situações quando se aproximam renovam as esperanças e cresce o entusiasmo. Neste mesmo sentido pode ser colocada a preparação para o Natal, este já é o quarto domingo do advento, a celebração do nascimento do Senhor faz da comunidade cristã uma assembleia de esperança e com vigor renovado.
O Rei Davi, cujo relato é proclamado na primeira leitura de hoje, havia mudado a sua condição: de guerrilheiro para dono de um palácio. Ele entende que essa transformação foi realizada com a ajuda recebida de Deus. Em reconhecimento se propõe a construir um templo para “Deus morar”. Por meio do profeta o Senhor Javé responde que Davi deve esquecer essa preocupação e garantir que o povo inteiro tenha condições dignas de vida, quanto ao templo e ao tempo de Deus Ele mesmo vai se encarregar de construir algo que dure para sempre. A profecia se refere ao nascimento de Jesus,  que só foi se concretizar muitos anos mais tarde.
Compreendendo a veracidade dessa promessa o povo canta: “Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!' E a vossa lealdade é tão firme como os céus”. As mesmas palavras estão colocadas na boca das assembleias que rezam neste domingo no salmo de resposta.
Escrevendo aos Romanos Paulo lhes ajuda a perceber que as promessas outrora feita ao povo de Israel havia se concretizado em Jesus: “Agora este mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno, foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé”.
Com dificuldade para compreender, mas conhecendo bem as promessas Maria não dúvida das palavras do Anjo: “'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”.
Do mesmo modo como a Maria, as palavras do Anjo são dirigidas a toda a humanidade destes tempos: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
Embora perturbados com tudo o que acontece a cada dia é importante colocar-se na atitude de Maria: “perturbada com estas palavras começar a pensar qual seria o significado da saudação”.
Deus está presente na história humana, sua presença realiza as esperanças e renova as expectativas. Fazer memória deste acontecimento implica empenhar-se para que a presença de Deus seja reconhecida no meio de todos e transforme a vida de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário