quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

HOMILIA PARA O DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2014

EM FAMÍLIA CRESCENDO EM IDADE, SABEDORIA E GRAÇA...

Reunir as famílias para celebrar o natal faz parte dos diferentes costumes  em praticamente todo o mundo ocidental.  Alguns países estendem as festividades até o último do ano, outros ainda até a festa de reis e assim por diante.
A liturgia da Igreja  coloca a festa da Sagrada Família no primeiro domingo depois do natal. Ao mesmo tempo em que traz à lembrança a apresentação de Jesus no Templo faz um convite aos cristãos para repetir a atitude dos pastores, ou seja: “Ir ao encontro de Jesus  que nasceu na família humana renovando assim todas as esperanças”.
O autor do livro do Eclesiástico faz uma série de advertências e conselhos  para os membros das famílias  e aponta que a vivência destas virtudes e valores tem como resultado o perdão dos pecados,  a garantia de bem viver,  a alegria e a vida longa.  Estas atitudes são reflexo do jeito de ser de Deus e cujo resultado é proclamado no salmo de resposta:  “Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida”.
São Paulo faz aos colossenses as mesmas recomendações que o Eclesiástico já apresentava muito tempo antes.  Com outras palavras o apóstolo pede: “revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro.
Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. Mas,  sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da  perfeição”.
Lucas conta o episódio da apresentação de Jesus no Templo marcado pelo testemunho das famílias que reconheceram nele e naquele gesto a presença de Deus que permite e ajuda a família a superar as dificuldades que o cotidiano lhes apresenta. A profecia de Simeão: “Este menino vai ser causa  tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. Pode ser um indicativo para todas as famílias contemporâneas, isto é, não faltam espadas cortando a alma daqueles que vivem sob o mesmo teto.
Entretanto,  é certo que à medida que Deus está presente as dificuldades de cada dia são meios para alcançar as alegrias  e os favores que a vida em família pode trazer a todos.

Como a família de Nazaré, em nenhum momento a família humana está livre das tormentas próprias do seu tempo, mas a oração de todos e a confiança em Deus garantem que é possível vencer a todos e a cada um dos obstáculos crescendo em idade, sabedoria e graça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário