segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

HOMILIA PARA O NATAL DE 2014

PELOS CAMINHOS DO REINO...

Recordar o passado é uma maneira de perceber como a vida e o mundo mudou por conta dos fatos que aconteceram na história. Ano após ano, a Igreja revive o nascimento de Jesus. Não se trata de uma simples comemoração do aniversário do Deus que se fez homem. O natal é a atualização da promessa que se realizou como salvação para todos os povos.  O nascimento de Jesus foi para o povo de Israel a realização das promessas que Deus tinha anunciado pelos profetas durante centenas de anos.
No ano descrito para o recenseamento o Filho de Deus nasce entre os pastores confirmando a profecia de Isaías manifestando como será também o fim de sua vida: “enrolado em panos e deitado numa manjedoura” os pastores encontram aquele que reconhecem como messias. Algum tempo mais tarde enrolado em panos  e pendurado na cruz as pessoas reconhecem o “messias e filho de Deus”.
Este extraordinário acontecimento pode ser entendido na releitura que se faz do profeta Isaias:  O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu”. E seu nome confirma também sua missão: “Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz”.
O que os pastores viram em Belém,  São Paulo revela na carta que escreveu a Tito: “A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade  e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo”.
Lucas narrando, com detalhes,  como se dá o nascimento de Jesus, faz entender que a mão e a vontade de Deus não dependem da vontade arbitrária dos poderosos do seu tempo, Jesus que se apresenta como  o príncipe da paz nasce manifestando-se aos pastores também rejeitados pela sociedade de outrora. O nascimento de Jesus se confirma como o evento mais importante para a vida daqueles que acreditam.
Celebrar o natal de Jesus implica sintonizar a realidade destes tempos, o cotidiano de cada pessoa com as promessas de Deus que se concretizam naqueles que nele acreditam.
A igreja reunida na solenidade do natal confirma com júbilo que o Senhor em quem acredita entra novamente na sua história e realiza uma nova criação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário